Secretaria de Saúde espera vacinar toda a população do DF com D2 até o fim do ano
Expectativa é baseada no ritmo que a capital implantou com as antecipações, além da procura da população
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal espera imunizar toda a população acima de 12 anos com as duas doses da vacina contra a Covid-19 até o fim deste ano. A expectativa tem como base o ritmo atual de imunizações e antecipações na capital.
A declaração foi dada pelo subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6/10).
“Eu sou um otimista nato, dentro da métrica que estamos usando hoje para a cobertura vacinal, eu acredito que até o final do ano a gente esteja concluindo todas as faixas etárias com a segunda dose”, disse.
Divino ainda detalhou todas as variáveis que o fazem pensar sobre a possibilidade. “Se observar o total de vacinados, o total da nossa população, a expectativa do que falta de D2, aliado ao que tenho na minha rede de frio, além da cronologia de como as coisas estão acontecendo, posso imaginar dessa forma”, completou.
Estoque de D1 para adolescentes está no fim
O estoque de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer para serem aplicadas como primeira dose em adolescentes no Distrito Federal está próximo do fim. Conforme mostra o vacinômetro da Secretaria de Saúde, o estoque na rede de frio da pasta chegou a zero e as doses remanescentes já estão distribuídas.
Por esse motivo, os pontos de vacinação têm diminuído gradativamente a depender da procura em cada regional de saúde. Na lista desta quarta-feira (6/10), por exemplo, não há locais disponíveis para o público de 12 a 17 anos em cidades como Ceilândia e Taguatinga, mas há grande número de opções em Planaltina e Sobradinho.
A Secretaria diz que não é possível precisar em qual momento as doses restantes vão acabar, tendo em vista que tudo depende da procura. O DF também aguarda o envio de novas D1 da Pfizer para voltar a abastecer todos os postos e ter opções de vacinação em todas as regiões administrativas do DF.
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, confirmou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6/10) o problema, mas destacou o lado positivo. Segundo ele, o estoque só acabou por causa da grande procura.
Antecipação de D2 e dose de reforço para idosos
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta quarta-feira (6/10), a antecipação da segunda dose da Pfizer para pessoas que deveriam finalizar o ciclo vacinal contra Covid-19 até 5 de novembro. A partir desta sexta-feira (8/10) já é possível adiantar o fim do ciclo.
O mesmo ocorre com a AstraZeneca. O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, informou, também na coletiva de imprensa, que a chegada de 152 mil doses de Pfizer e 60 mil unidades de AstraZeneca permite esse novo avanço na vacinação.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que pessoas com 60 anos ou mais poderão tomar dose de reforço contra Covid-19 a partir desta sexta-feira (8/10), caso tenham recebido a segunda aplicação do fármaco há mais de seis meses. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (6/10), por meio do Twitter do chefe do Buriti.
Veja como as vacinam agem no organismo: