metropoles.com

Secretaria de Saúde cria serviço de telemedicina para regiões do DF

Portaria publicada no Diário Oficial, nesta quarta, determina a criação da estrutura para as consultas remotas, que complementam presenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels/Reprodução
telemedicina
1 de 1 telemedicina - Foto: Pexels/Reprodução

A rede pública de saúde do Distrito Federal vai contar com serviço de telemedicina para complementar às consultas presenciais prestadas nas unidades físicas. A portaria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) que regulamenta o serviço foi publicada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (03/8).

A publicação destaca que as teleconsultas serão organizadas de acordo com as regiões do DF, mas ainda não se sabe quais unidades de saúde irão contar com o serviço e nem quando ele será implementado. Nas regiões de saúde Central, Centro Sul e Leste, a modalidade já tem sido desenvolvida em forma de “projetos-piloto”.

É o caso da UBS 4 do Guará, que desde o dia 26 de julho já realizou 23 consultas dentro da atenção primária. Entre os atendimentos registrados naquela unidade, estão o acompanhamento de diabetes e hipertensão; transtornos da ansiedade; exames clínicos geral e troca de receitas.

Segundo a SESDF, a modalidade vai permitir que médicos com restrições de atendimento presencial possam realizar o atendimento remoto. Entram nesse grupo profissionais gestantes, além daqueles com comorbidades e risco agravado de contaminação por vírus.

Atendimento híbrido

O serviço poderá ser prestado em todos os níveis de atenção à saúde: primária, secundária e terciária. Ou seja, de consultas de rotina a serviços de alta complexidade. Além disso, ele será híbrido, ou seja, primeiro o paciente é acolhido de forma presencial, e em seguida, a consulta é finalizada de forma remota.

De acordo com a norma, será criada uma central para regular o atendimento, assim como, espaços físicos para receber os pacientes que não tenham estrutura em casa.

As salas físicas de telemedicina serão equipadas com computadores, câmeras, microfones, smartphone, headset e/ou caixa de som e terão acesso à internet. Dessa forma, primeiro serão identificadas as unidades de saúde que possuem a estrutura mínima para receber os pacientes que se dirigem ao local para a consulta online.

Para a viabilização do serviço, também serão organizados treinamentos para capacitar os setores técnicos e administrativos.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?