metropoles.com

Secretaria da Criança lança campanha para proteção infantil no carnaval

Objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar casos de violação de direitos neste período de festas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Toninho Tavares/Agência Brasilia
carnaval
1 de 1 carnaval - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasilia

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, em parceria com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), lança, às 14h desta quinta-feira (4/1), a campanha de proteção a crianças e adolescentes para o carnaval 2016. O evento vai ocorrer na Estação Praça do Relógio, em Taguatinga.

Neste ano, o Distrito Federal se une à Campanha Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval — promovida anualmente pela Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos — com o lema: “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”.

“Brincar é direito de toda criança e adolescente, e brincar o carnaval, uma festa popular tão tradicional no Brasil, faz parte disso, mas precisamos sempre nos lembrar de protegê-los de qualquer tipo de exploração”, alerta o secretário da Criança, Aurélio Araújo.

O principal objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar casos de violação de direitos neste período de festas. O Disque 100 e a Coordenação de Denúncias de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria da Criança são canais de acolhimento de denúncias.

Negligência
O Disque 100 registrou, em 2015, 2.118 ligações sobre abusos que envolvem crianças e adolescentes no DF. Cada caso registrado pode ter mais de um tipo de violação. No Brasil, foram 153.962 denúncias, sendo que a maior parte diz respeito à negligência (38,04%).

Em relação ao perfil, o levantamento da SDH mostra que, na maioria, as crianças e os adolescentes que sofreram algum tipo de violência são meninas (54%), de 4 a 11 anos (40%) e negras/pardas (57,5%).

Identificação
Neste carnaval, a Secretaria da Criança providenciou a carteira de identidade infantil. Ela traz o nome e a idade da criança, dos responsáveis e telefones de contato. Está disponível para download no site da secretaria.

  • Serviço

Para denunciar violações de direitos, disque 100 ou ligue para a Coordenação de Denúncias de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria da Criança: (61) 3234-8555

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?