metropoles.com

Seca: entenda por que Brazlândia foi a única cidade a ter água cortada

O corte no fornecimento de água de Brazlândia foi motivado pela seca que diminuiu a água no Barrocão, manancial responsável pela região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joa_Souza/Getty Images
Imagem colorida de torneira - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de torneira - Metrópoles - Foto: Joa_Souza/Getty Images

Durante a manhã e parte da tarde desta quinta-feira (12/9), Brazlândia teve o fornecimento de água interrompido em algumas quadras. A medida adotada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi motivada pela seca, que diminuiu o nível da água no Barrocão, manancial responsável pela região.

Brazlândia é uma das poucas regiões do DF que não são abastecidas pelos reservatórios principais — o de Santa Maria e o do Descoberto. Essa característica tende a reduzir a disponibilidade hídrica nos meses secos na região. Este ano, com a seca que já dura 142 dias e, segundo a Caesb, diante do aumento do consumo de água em Brazlândia, houve redução significativa da quantidade de água que chega à captação do Barrocão.

O fornecimento de água foi interrompido nas Vila São José: quadra 33; Expansão da Vila São José: quadras 45, 46, 47 e 48, 55, 56, 57 e 58 e Unidade de Internação de Brazlândia — UIBRA. A previsão era que a situação normalizasse às 14h, porém, até a última atualização desta reportagem, a Caesb não confirmou se a água voltou a essas localidades.

Outras RAs abastecidas por mananciais

Sobradinho, Planaltina, Brazlândia e a região do Jardim Botânico e São Sebastião são abastecidas por mananciais.

O Sistema Sobradinho-Planaltina recebe água de captações superficiais, como Pipiripau, Fumal, Brejinho, Mestre D’Armas, Corguinho, Paranoazinho e Contagem, e subterrâneas, que são poços tubulares profundos de Sobradinho, Arapoanga e Pólo de Cinema.

O sistema Brazlândia possui duas captações, Barrocão e Capão da Onça, que não são interligadas com os demais sistemas do DF. Já o Sistema São Sebastião-Jardim Botânico recebe água do Sistema Torto-Santa Maria, da captação do córrego Cabeça de Veado e também dos poços de São Sebastião.

Reservatório em 47% alerta para nova crise hídrica em breve no DF

Conscientização

A Caesb pede que os moradores tomem medidas para reduzir o consumo de água.

“É fundamental que todos os cidadãos e setores produtivos pratiquem o uso consciente e responsável da água, priorizando as necessidades essenciais e evitando qualquer forma de desperdício. A recomendação é que a água não seja desperdiçada em atividades domésticas corriqueiras, como lavar carros ou calçadas, regar jardins, encher piscinas ou banhos demorados”, informou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?