“Se estivesse lá faria o mesmo”, diz irmão de turistas do DF mortos em PE
Lindomar e Leomar Santos se afogaram em uma praia de Porto de Galinhas, nessa terça-feira (6/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Irmão dos dois turistas brasilienses que morreram afogados em uma praia de Porto de Galinhas, nessa terça-feira (6/9), pede a Deus forças para “suportar o insuportável”. O fotógrafo e músico Leandro Santos é irmão de Lindomar, 39 anos, e Leomar Ferreira dos Santos, 42, vítimas de afogamento no mar pernambucano. O primeiro tentou salvar Leo, que foi arrastado por uma corrente marítima, mas acabou tragado pelas águas e também não resistiu.
“Perder dois irmãos é complicado. Ainda mais difícil entender, sendo eles mais novos do que eu. Compreendo que nosso período aqui é curto, mas nós somos uma família muito unida. A família é o nosso maior tesouro”, disse Leandro, ao Metrópoles, no início da noite dessa terça-feira (6/9).
O fotógrafo diz que era muito ligado aos irmãos e que, se estivesse com a família no momento do ocorrido, provavelmente teria entrado no mar para socorrê-los. “Uma tentativa de salvar o outro e também foi levado aos céus. Se eu estivesse lá, provavelmente também teria feito o mesmo. Só desejo que Deus nos dê forças neste momento e que possamos suportar essa dor insuportável”, diz Leandro.
A família estava no município de Ipojuca, em Porto de Galinhas, onde alugaram uma casa, na Praia do Merepe. Os irmãos entraram no mar por volta das 7h dessa terça, em frente à residência onde estavam hospedados. No local, havia uma placa, sinalizando ser um ponto perigoso para banho.
Vendo que Leomar se afogada, Lindomar tentou ajudar, mas acabou vítima da corrente marítima também. Ele chegou a ser socorrido por salva-vidas e encaminhado para o Posto de Saúde de Porto de Galinhas, mas veio a óbito pouco tempo depois de dar entrada na unidade.
Leomar era dado como desaparecido até a tarde dessa terça. Ao todo, 50 salva-vidas com jetski, quadriciclos, mergulhadores foram deslocados pela Prefeitura de Ipojuca para atuar no resgate do homem. Apenas nas duas primeiras horas as buscas contaram com ajuda do helicóptero dos bombeiros.
O corpo de Leomar foi localizado na Praia do Cupe, a aproximadamente 2,5 km da casa em que os brasilienses estavam. “A Prefeitura se solidariza com a família das vítimas e reforça aos turistas que respeitem a sinalização e orientação dos salva-vidas”, lamentou.
Agente socioeducativo
Lindomar era agente socioeducativo do Distrito Federal e trabalhava na Unidade de Internação do Recanto das Emas. No Instagram da órgão, responsável pela ordem e segurança dentro das unidades, uma postagem de luto foi feita, em homenagem a Lindomar. “Que Deus, em sua infinita bondade, receba meu amigo em sua morada e dê a ele o descanso eterno”, diz a postagem.