Saulo Diniz assume cadeira nº 100 no Instituto Histórico e Geográfico do DF
A cadeira 100 tem como patrona Júlia Kubitscheck, mãe de Juscelino Kubitscheck. Cerimônia contou com diversas personalidades do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Saulo Santos Diniz assumirá como novo acadêmico do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG-DF). Ele ficará com a cadeira de número 100, que tem como patrona Júlia Kubitscheck, mãe do ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Saulo é neto do fundador e primeiro presidente do IHG-DF, o ministro Saulo Diniz, de 1964-1967
A cerimônia foi aberta pelo atual presidente Paulo Castelo Branco e conduzida pelo diretor de comunicação do IHGDF, Carlos Valoussiére Brandão. A acadêmica Natanry Osório foi a responsável pelas saudações iniciais.
O novo integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Saulo Santos Diniz, foi homenageado pelo ex-presidente professor Doutor Ronaldo Rebello de Britto Poletti; pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; pelo secretário de Governo, José Humberto Pires, e demais integrantes da Mesa.
“Hoje esse honroso convite tem me levado a concluir que venho sendo conduzido por forças que vão além da nossa existência. O ciclo de coincidências que envolvem a minha posse se configura, em mais alto grau, por ser neto do mentor, fundador e primeiro presidente do IGHDF, ministro Saulo Diniz”, disse Saulo.
Ele assegurou que não medirá esforços para valorizar e difundir os feitos dos pioneiros de Brasília.
“Buscarei parcerias em todas as esferas da iniciativa pública e também na iniciativa privada, para que o instituto passe a integrar nos roteiros turísticos e educacionais de todos aqueles que desejam conhecer a história da criação de nossa cidade e do Brasil. Agindo assim, manterei também viva a história de minha família”.
Dentre as personalidades ilustres estavam os ministros aposentados do STF Carlos Mário Veloso e Marco Aurélio Melo; o ministro do TST Ives Gandra da Silva Martins Filho; o ex-ministro Hugo Napoleão; o ex-ministro-chefe da Casa Civil Henrique Hargreaves; o escritor Adirson Vasconcelos; o maestro Cláudio Cohen; o presidente da ACDF, Fernando Brites, dentre outros.