Saúde vai remover corpos de morte natural a partir deste sábado (26/1)
Antes, a função era desempenhada pelo Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Civil
atualizado
Compartilhar notícia
A partir deste sábado (26/1), as remoções de cadáveres em decorrência de morte natural em residência e via pública serão efetuadas, integralmente, pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretaria da Saúde do DF. Antes, a função era desempenhada pelo Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Civil.
Os acionamentos serão realizados pelo telefone: 3371-3544. O novo protocolo para prestação do serviço de remoção de cadáveres faz parte do acordo assinado entre a PCDF e a
pasta em dezembro do ano passado. O processo foi acompanhado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Será mantido o registro da ocorrência policial nas delegacias. Os policiais avaliarão cada caso, comunicando ao SVO os óbitos de causa natural e ao IML as mortes de causa violenta ou suspeita.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o plantão do IML por meio dos telefones: 3207-4813 / 4815.
Imbróglio
O imbróglio sobre a competência na prestação do serviço se arrastava há mais de um ano e já foi mostrado em reportagens do Metrópoles.
Um acordo estabelecido há um ano deixa clara a responsabilidade da Secretaria de Saúde sobre a prestação do serviço. No entanto, a divergência a respeito da competência fez com que o IML seguisse fazendo o atendimento nesse período.