Saúde troca subsecretário nomeado após prisões da Operação Falso Negativo
Emmanuel Carneiro estava no cargo antes ocupado por Iohan Andrade Struck – alvo da investigação e que ainda não se entregou à polícia
atualizado
Compartilhar notícia
Após assumir o posto de subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde – no lugar de Iohan Andrade Struck, afastado após ser alvo de mandado de busca e apreensão na segunda fase da Operação Falso Negativo –, Emmanuel Carneiro foi retirado do cargo. A suspensão da nomeação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (4/9).
Integrante da cúpula da pasta, Carneiro é citado na investigação. Em conversa analisada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Carneiro, então diretor de Aquisições Especiais, da Secretaria de Saúde do DF, faz referência a uma “treta” sobre o curto prazo para entrega de propostas em uma das dispensas de licitação investigadas.
“Fica muito na cara que é treta”, opina Carneiro, durante conversa de WhatsApp com outros gestores da área, ao argumentar que era melhor estender um pouco o prazo. O diálogo consta nos autos do processo. Apesar de ser citado pela investigação, Emmanuel Carneiro foi alvo de buscas da operação.
Confira os alvos da operação:
Iohan Andrade Struck é considerado foragido pelo MPDFT. Na última quinta-feira (3/9), a defesa dele protocolou pedido de revogação da ordem de prisão expedida na segunda fase da Operação Falso Negativo.
No pedido, os defensores afirmam que Iohan se posicionou contra a assinatura de contratos citados na operação que investiga irregularidades em dispensas de licitações direcionadas à aquisição e aplicação de testes rápidos para o combate à Covid-19.
O advogado Frederico Raposo de Melo, um dos defensores de Iohan, afirmou ao Metrópoles que a peça “demonstra que Iohan não tem qualquer participação na suposta organização criminosa”.
Emmanuel se manifestou sobre os trechos do processo que citam seu nome por meio de nota. “As citações do meu nome estão colocadas fora de contexto. Meu celular e as mensagens trocadas pelo WhatsApp estão com o MPDFT, e estou à disposição para prestação de qualquer esclarecimento”, afirmou no texto.