Saúde inicia vacinação de trabalhadores da Ceasa-DF contra vírus Influenza
Mais de 2 mil doses foram levadas à Central para imunizar os funcionários do local e visitantes
atualizado
Compartilhar notícia
Uma ação da Secretaria de Saúde forneceu, nesta segunda-feira (9/11), doses de três vacinas para trabalhadores, produtores rurais e clientes da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Ao todo, foram disponibilizadas 2.050 doses, das quais 1,5 mil da vacina contra o vírus Influenza, 500 da tríplice viral (protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e mais 50 contra o tétano.
A iniciativa tem como intuito manter a imunização da população em um momento no qual muitas pessoas deixaram de ir às salas de vacinação por causa da pandemia da Covid-19. No caso da Ceasa-DF, o local conta com trabalhadores que estariam mais expostos a doenças, uma vez que viajam constantemente para abastecer a central e estão em contato direto com centenas de pessoas, todos os dias.
Segundo estimativa da Secretaria de Saúde, em dias de feira, a Ceasa-DF recebe de 10 mil a 15 mil pessoas, entre trabalhadores e consumidores. “É necessário manter o maior número de pessoas imunizadas, já que a cada ano surgem novas mutações dos vírus influenza”, explicou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto durante discurso.
Vírus influenza
A vacina previne contra três tipos do vírus Influenza: A H1N1, A H3N2 e B. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e apresenta elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente.
A infecção pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente em crianças com menos de 5 anos, gestantes, puérperas, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Neste ano, a campanha de vacinação contra o Influenza ocorreu entre 23 de março e 30 de junho. Foram aplicadas mais de 860 mil doses da vacina em todo o DF.