Saúde inicia aplicação de 2ª dose da vacina contra a dengue no DF
Público de 10 a 14 anos que tenha recebido 1ª dose da vacina pode procurar um dos 100 postos de atendimento do Distrito Federal. Saiba mais
atualizado
Compartilhar notícia
A segunda dose da vacina contra a dengue começou a ser aplicada na população do Distrito Federal nesta quinta-feira (16/5). Famílias com crianças de 10 a 14 anos de idade que tenham completado 90 dias do recebimento da primeira dose podem procurar um dos 100 pontos de vacinação do Distrito Federal para finalizar o esquema de imunização.
Se, durante esse período, a criança tiver recebido diagnóstico para dengue, só poderá manter a data prevista para a segunda dose se houver um intervalo de 30 dias entre a data de início dos sintomas e o recebimento da nova vacina.
Ao comparecer aos locais de atendimento, a criança ou adolescente deverá apresentar documento de identidade e o cartão de vacinação no qual esteja registrada a primeira dose.
Confira aqui onde se vacinar contra a dengue no Distrito Federal
Todo o público dentro da faixa etária de 10 a 14 anos poderá receber a segunda dose da vacina por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente de ter tomado a primeira na rede pública ou privada.
Para quem estiver fora dessa faixa etária e tenha recebido a primeira dose na rede privada, a segunda não estará disponível pelo SUS, por enquanto, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
Crianças de 6 a 9 anos e adolescentes de 15 e 16 anos que receberam a primeira dose na rede pública em 18 e 19 de abril – quando houve ampliação temporária da faixa etária do público-alvo, por determinação do Ministério da Saúde – poderão contar com a segunda vacina apenas no fim de julho, após o intervalo estabelecido de 90 dias.
Aos jovens de 10 a 14 que ainda não iniciaram o ciclo vacinal, é possível comparecer aos mesmos locais de atendimento definidos pela SES-DF para recebimento da primeira dose.