metropoles.com

Saúde inicia aplicação de 2ª dose da vacina contra a dengue no DF

Público de 10 a 14 anos que tenha recebido 1ª dose da vacina pode procurar um dos 100 postos de atendimento do Distrito Federal. Saiba mais

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Fotografia colorida de profissional de saúde mostrando seringa para criança
1 de 1 Fotografia colorida de profissional de saúde mostrando seringa para criança - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A segunda dose da vacina contra a dengue começou a ser aplicada na população do Distrito Federal nesta quinta-feira (16/5). Famílias com crianças de 10 a 14 anos de idade que tenham completado 90 dias do recebimento da primeira dose podem procurar um dos 100 pontos de vacinação do Distrito Federal para finalizar o esquema de imunização.

Se, durante esse período, a criança tiver recebido diagnóstico para dengue, só poderá manter a data prevista para a segunda dose se houver um intervalo de 30 dias entre a data de início dos sintomas e o recebimento da nova vacina.

Ao comparecer aos locais de atendimento, a criança ou adolescente deverá apresentar documento de identidade e o cartão de vacinação no qual esteja registrada a primeira dose.

Confira aqui onde se vacinar contra a dengue no Distrito Federal

Todo o público dentro da faixa etária de 10 a 14 anos poderá receber a segunda dose da vacina por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente de ter tomado a primeira na rede pública ou privada.

Para quem estiver fora dessa faixa etária e tenha recebido a primeira dose na rede privada, a segunda não estará disponível pelo SUS, por enquanto, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Crianças de 6 a 9 anos e adolescentes de 15 e 16 anos que receberam a primeira dose na rede pública em 18 e 19 de abril – quando houve ampliação temporária da faixa etária do público-alvo, por determinação do Ministério da Saúde – poderão contar com a segunda vacina apenas no fim de julho, após o intervalo estabelecido de 90 dias.

Aos jovens de 10 a 14 que ainda não iniciaram o ciclo vacinal, é possível comparecer aos mesmos locais de atendimento definidos pela SES-DF para recebimento da primeira dose.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?