Saúde e UnB firmam parceria para realizar exames de coronavírus
Convênio deve possibilitar a realização de 700 procedimentos por dia na universidade
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde e a Universidade de Brasília (UnB) firmaram parceria para a realização de exames para a identificação de contaminações por coronavírus (Covid-19). A estrutura permite a realização de até 700 testes por dia. Os resultados saem em até 48 horas.
O acordo foi firmado nesta sexta-feira, com a presença do Secretário de Saúde, Francisco Araújo, e membros do conselho da universidade.
O laboratório da UnB possui 10 máquinas capazes de amplificar o material genético do vírus e fazer as reações químicas que detectam o DNA do coronavírus.
A UnB ficará responsável por oferecer a estrutura e os técnicos (alunos e professores) para identificação dos casos neste período em que as aulas estão suspensas. Por sua vez, o governo repassará os insumos necessários para a realização das análises.
O acerto foi realizado com a ajuda do deputado distrital Leandro Grass (Rede), após ser procurado por alunos da pós-graduação e professores, que se colocaram à disposição para auxiliar no combate à pandemia no Distrito Federal.
“Tendo um volume maior de exames sendo realizados, fica melhor para controlar a pandemia e identificar os casos. Com essa estrutura, podemos testar tanto os casos sintomáticos quanto os assintomáticos”, explica o distrital.