Saúde do DF remaneja servidores para fortalecer combate à Covid-19
Circular reorganiza atendimento nos ambulatórios e reforça prontos-socorros
atualizado
Compartilhar notícia
Para reforçar o tratamento de pacientes com Covid-19 e pontos de vacinação contra o novo coronavírus, a Secretaria de Saúde publicou circular remanejando o quadro de pessoal e revisando regras da pasta. Parte dos profissionais da Atenção Secundária vai ajudar no atendimento dos infectados e na imunização.
Segundo a Secretaria de Saúde, o documento reorganiza o fluxo de atendimentos nos ambulatórios da Atenção Secundária. O Distrito Federal enfrenta o momento mais grave da pandemia, com alta no número de infectados, sobrecarga da rede, escassez de leitos diante da demanda e novas variantes mais agressivas do vírus.
Mas a mudança não atinge cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nefrologia e oncologia. Parte dos cirurgiões-dentistas vai apoiar o atendimento aos pacientes em ventilação mecânica e auxiliar na vacinação. Anestesistas vão ajudar na intubação, inclusive fora dos centros cirúrgicos.
Residentes
Os residentes na rede também vão ajudar nos hospitais ou unidades básicas de saúde (UBS) ou na regulação médica no Complexo Regulador. A carga horária deverá ser de 24 horas semanais. Assinada pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a Circular Nº 61 de 2021 estabelece as mudanças entre 25 de março a 5 de abril.
Leia a circular completa:
Circular by Metropoles on Scribd
Ao longo do período, estão suspensas as concessões de licenças-servidor. O horário de funcionamento das UBS será ampliado. Segundo a pasta, as cirurgias eletivas que não são emergenciais continuam suspensas. Exceto as cardiovasculares, oncológicas, transplantes e judicializadas.
Conforme a circular, serão mantidos os exames de pré-natal de alto risco, ecografia gestacional e o funcionamento dos ambulatórios de ostomia, pé diabético, neurologia, infectologia (para HIV/Aids e infecção sexualmente transmissível). (Com informações da Secretaria de Saúde)