Saúde do DF recebe 190 mil EPIs de combate à Covid-19 doados pela China
Governo chinês doou 160 mil máscaras N-95, 4 mil roupas de proteção, 20 mil luvas de procedimento e 6 mil aventais cirúrgicos
atualizado
Compartilhar notícia
Para ajudar o Distrito Federal no combate à disseminação do novo coronavírus na capital federal, a Embaixada da China doou 160 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à Secretaria de Saúde do DF. O material será utilizado por servidores das unidades de saúde.
Em solenidade ocorrida nessa quarta-feira (28/10), vice-governador do DF, Paco Britto, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto e o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, participaram de uma Cerimônia Virtual de entrega simbólica das doações.
Ao todo, o governo chinês doou 160 mil máscaras N-95, 4 mil roupas de proteção, 20 mil luvas de procedimento e 6 mil aventais cirúrgicos. Osnei Okumoto, destacou a parceria e a relação entre a China e o Brasil e agradeceu as doações.
“Há muitos anos a relação entre Brasil e China vem trazendo benefícios para o nosso país”, ressaltou Okumoto. Ele lembrou que, sob a orientação do governador Ibaneis Rocha, “o DF está trabalhando para que pandemia não seja tão intensa como em outros países, por isso, criamos protocolos para adequados para que o DF pudesse ter o menor índice de óbito possível”. O secretário aproveitou a oportunidade para agradecer, “de coração essa parceria”, afirma.
De acordo com o secretário, a doação de EPIs da China veio em um excelente momento e a relação entre os dois países só tende a trazer benefícios, já que o Brasil se inspira em um país com tantos avanços tecnológicos.
O vice-governador, Paco Britto, enalteceu a doação recebida. “O lote entregue ao GDF é composto por mais de 200 mil itens entre luvas, máscaras, roupas de proteção e aventais cirúrgicos, e será de extrema valia para nossos profissionais permanecerem firmes na linha de frente dessa batalha”.
Entrega em três lotes
Segundo o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, o governo chinês disponibilizou três lotes de doações ao Brasil. Cada lote tem o valor estimado de R$ 2,5 milhões. Ele também destacou que o país segue empenhado com as pesquisas da vacina contra a Covid-19.
“As pesquisas da China, em relação à vacina contra a Covid-19, estão avançadas e a parte chinesa vai cumprir compromisso de garantir disponibilidade e acessibilidade a países em desenvolvimento, por isso vamos garantir acesso ao Brasil. A China vai prestar solidariedade ao povo brasileiro”, destaca. (Com informações da Agência Saúde)