Saúde do DF inicia vacinação em casa para idosos acamados
Serviço ocorre por meio de agendamento gratuito nos telefones 190, 193 e 199
atualizado
Compartilhar notícia
Idosos que tiveram a vacinação contra a Covid-19 marcada por meio do serviço Telecovid começaram a ser imunizados nesta quarta-feira (10/2). O agendamento é exclusivo para pessoas com mais de 79 anos em home care ou que estejam acamadas.
O serviço teve início pela Região de Saúde Centro-Sul, que engloba Guará, SIA, SCIA, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II.
O agendamento deve ser solicitado pelos números 190, 193 e 199.
Ao todo, a Secretaria da Saúde registrou 1.402 cadastramentos para a vacinação de idosos em casa. Agora, as equipes vão entrar em contato com as famílias para viabilizar a imunização.
Satisfação
A aposentada Luzia Pessoa Costa, de 77 anos, ligou para o Telecovid em dia 3 de fevereiro a fim de agendar a vacinação para o esposo, Manoel Ananias Costa, de 83 anos, com quem é casada há 52 anos. Ele sofre de demência, cegueira e dificuldade de locomoção. O casal vive no Guará 2.
“Ele quase não anda. Mesmo que eu chamasse um táxi, não conseguiria levá-lo para vacinar porque ele cai para frente, é muito alto e pesado. Só tenho a agradecer à Secretaria de Saúde pelo serviço disponibilizado”, disse a aposentada.
Osmila Duarte, de 80 anos, moradora do Guará, também foi vacinada nesta quarta-feira em sua casa. Ela tem vários problemas que impedem a locomoção e, por isso, sua irmã ligou no Telecovid e agendou a vacina. A cuidadora da idosa, Maria Zilda Andrade, ficou muito feliz e satisfeita com o atendimento.
“Ainda bem que vieram aplicar a vacina aqui, porque é muito difícil sair com ela. Isso [o atendimento domiciliar] facilita bastante. Sem contar que é um trabalho mais prático, além de ser mais seguro, pois evitamos expor os idosos”, avalia.
Procura por regiões de saúde
As sete regiões de saúde fizeram cadastramentos e estão organizando os agendamentos. A região com mais pedidos para a vacina contra Covid-19 em casa foi a Central, onde 555 pacientes buscaram o serviço.
Depois vêm as regiões Sudoeste, com 305 solicitações; Centro-Sul, com 165; Norte, com procura de 126 pacientes; Oeste, com 113 pedidos, Sul, 85; e Leste, com 53 pacientes solicitando atendimento em casa. (Com informações da Agência Saúde)