metropoles.com

Saúde do DF aguarda nota técnica para iniciar vacinação infantil

Pasta informou, em nota, que iniciou, na tarde desta segunda-feira (18/7), distribuição do estoque de Coronavac para os postos de vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem de mão segurando seringa - Metrópoles
1 de 1 Imagem de mão segurando seringa - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que aguarda publicação de nota técnica do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir de 3 anos com a Coronavac. Mais cedo, o governo havia divulgado que a imunização deste público iniciaria às 13h desta segunda-feira (18/7), mas recuou.

Em nota, a pasta destacou que iniciaria nesta tarde apenas a “distribuição de todo o estoque de Coronavac para os mais de 70 pontos de vacinação infantil”. “A medida é o primeiro passo para iniciar a vacinação da faixa etária de 3 e 4 anos, conforme autorização do Ministério da Saúde”, informou a SES-DF.

No momento, a pasta “aguarda a nota técnica do governo federal com as instruções sobre a vacinação do novo grupo (dosagem; novos envios de lotes; prazos de reforço; entre outros)”.

Baixo estoque de doses

O Distrito Federal e seis capitais do país anunciaram o início da imunização contra a Covid-19 de crianças a partir de 3 anos com a Coronavac. A imunização do novo público ocorre após aval do Ministério da Saúde, na última semana. No entanto, vários estados e municípios contam, atualmente, com baixo estoque do imunizante do Instituto Butantan, e a maior parte é remanescente de etapas anteriores da vacinação.

Após ser questionado pelo Metrópoles se a quantidade de doses disponíveis na rede pública era suficiente para imunizar a nova faixa etária, o Ministério da Saúde confirmou que iniciou tratativas com o Instituto Butantan para a aquisição de novas doses.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da vacina Coronavac para essa faixa etária, na última quarta-feira (13/7). Porém, uma vez que os imunobiológicos do Butantan são fabricados sob encomenda, não há produção em andamento. Agora, o Ministério da Saúde precisará encomendar mais doses para suprir a nova demanda do público infantil.

Em nota, o Butantan ressaltou que “todos os imunobiológicos fabricados pelo Instituto são produzidos por encomenda”. “Para falarmos sobre produção e prazos, precisamos que, incorporada a Coronavac ao PNI, o Ministério da Saúde diga quantas doses da vacina serão necessárias”, explicou.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?