Saúde do DF abre inscrições para voluntariado no combate à dengue
Profissionais de saúde com nível superior e médio podem se candidatar. Voluntários vão atuar em UBSs e nas nove tendas de hidratação do DF
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) abriu, nessa segunda-feira (5/2), inscrições para interessados em atuar no combate à dengue no Distrito Federal. O cadastro pode ser feito por meio de formulário disponível neste link. As inscrições permanecerão abertas até que os registros de casos diminuam na capital do país.
As vagas são destinadas a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e a profissionais de outras carreiras da área de saúde. “A atividade é em caráter espontâneo, sem remuneração e sem vínculo funcional ou empregatício. O voluntário escolhe o dia e o horário em que poderá ajudar dentro das unidades básicas de saúde (UBSs) e/ou das nove tendas de hidratação espalhadas pela capital”, divulgou a SES-DF.
A seletiva ficará a cargo da pasta, por meio da Coordenação de Atenção Primária à Saúde (Coaps), em parceria com as coordenações de Voluntariado das Regiões de Saúde e com apoio da Gerência de Voluntariado (Gevol) da secretaria.
As equipes vão convocar os candidatos selecionados para entregar os documentos comprobatórios necessários via e-mail. O início das atividades será imediatamente após assinatura do termo de adesão ao serviço.
Atualmente, a SES-DF tem dois programas do tipo, que têm mais de 1,5 mil cadastrados. O de voluntariado profissional se destina a pessoas formadas na área em que pretendem atuar e com registro profissional no conselho de classe – quando a área tiver.
O segundo, de voluntariado social, ocorre por meio de acordos de cooperação com organizações da sociedade civil, pessoas físicas ou projetos desenvolvidos diretamente pelas unidades de saúde.
Estruturas provisórias
As tendas da dengue recebem pessoas com sintomas leves da doença, como dor de cabeça e no corpo, prostração, febre, manchas vermelhas na pele e dor atrás dos olhos. Nesses locais, estão disponíveis testes rápidos para detecção da virose, pontos de hidratação intravenosa e informações sobre o combate ao mosquito transmissor do vírus que causa a enfermidade.
Nove regiões administrativas receberam as tendas: Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Sol Nascente.
O horário de atividades nas estruturas provisórias é das 7h às 19h, de domingo a domingo. Os serviços estão disponíveis pelos próximos 45 dias, com possibilidade de prorrogação, caso haja necessidade.
As UBSs também atendem demandas de pessoas com suspeita de dengue. Algumas delas estão com horário estendido até as 22h; outras passaram a funcionar, também, aos domingos. Confira a lista completa pelo site da SES-DF.
Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)