Vídeo: servidora do HRPa diz que hospital não pode receber pacientes
Segundo funcionária, macas e leitos estavam ocupados e, por isso, não havia como fazer novos atendimentos. Caso teria ocorrido na quinta (4)
atualizado
Compartilhar notícia
Entra ano, sai ano, os brasilienses continuam sofrendo ao buscar atendimento nos hospitais públicos do Distrito Federal. Um dos relatos mais recentes é de um vídeo que começou a circular nas redes sociais esta semana. Na gravação, é possível ver uma funcionária do Hospital Regional do Paranoá (HRPa) orientando pacientes da unidade a ir embora, pois não havia mais como acomodar doentes, devido à lotação.
“Não vamos internar ninguém mais. Já foram internados em macas, nos leitos, e há pacientes nos corredores. Eu não tenho mais nenhuma maca”, diz. Revoltadas, pessoas que estavam na unidade questionam a servidora e, quando as críticas se voltam contra o governo, a funcionária dá as costas e deixa o saguão.
A Secretaria de Saúde afirma que o vídeo é do ano passado, mas servidores da unidade contestaram a versão e, à reportagem, asseguraram: a gravação foi feita na quinta-feira (4/1). A identidade da funcionária, contudo, não foi divulgada.
Apesar de questionar a data de registro do relato, a secretaria confirmou que o atendimento no HRPa ficou comprometido durante a tarde da última quinta. O hospital só recebeu casos urgentes, classificados com a pulseira vermelha.A pasta afirmou, em nota, que alguns pacientes receberam alta no fim da tarde, e isso possibilitou ampliar o atendimento. No início da noite, havia 48 pessoas internadas no pronto-socorro, onde a capacidade é de 31 pacientes. De acordo com a secretaria, a situação só foi normalizada às 10h desta sexta (5).