metropoles.com

Vacinas contra a gripe se esgotam no DF após ampliação do público-alvo

Distrito Federal foi uma das unidades da Federação que não cumpriu a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde. Por isso, serviço ficou disponível para toda a população

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp-Image-2019-06-04-at-16.28.21
1 de 1 WhatsApp-Image-2019-06-04-at-16.28.21 - Foto: null

Estoques da vacina contra a gripe esgotaram-se rapidamente em várias regiões do Distrito Federal nesta terça-feira (04/06/2019), após o Ministério da Saúde encaminhar 50 mil doses para o DF e ampliar a vacinação para qualquer cidadão, independentemente de fazer ou não parte do público-alvo inicial da campanha.

As doses eram destinadas aos grupos prioritários, até a última sexta (31/05/2019) – crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto. No entanto, a ação foi ampliada devido ao não atingimento da meta por parte do Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde, 682.357 pessoas foram vacinadas ao longo da campanha, correspondendo a 83,42% desse grupo. O objetivo era imunizar 90%.

“Não é possível especificar o número exato de vacinas remanescentes e os locais em que ainda existe estoque, tendo em vista que esse processo é muito dinâmico, muda de situação rapidamente. As unidades receberam a última remessa das doses na segunda-feira [03/06/2019], e, à medida que a imunização for sendo feita ao longo do dia e o estoque for acabando, não será possível fazer reposição”, completou a pasta, por meio de nota.

6 imagens
O Distrito Federal foi uma das unidades da Federação a não atingir a meta do Ministério da Saúde
Algumas pessoas chegaram a peregrinar entre unidades de saúde, mas vacinas já haviam acabado
Estoque de vacinas contra a gripe esgotou-se e pacientes voltaram para casa sem imunização
Advogado Rodrigo Simão tentou se vacinar na segunda-feira (03/06/2019) e desistiu devido à fila. Tentou novamente nesta terça (04/06/2019), mas estoque já havia acabado
Fila em porta de posto de saúde
1 de 6

Procura aumentou quando o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para pessoas fora do público-alvo

André Borges/Esp. Metrópoles
2 de 6

O Distrito Federal foi uma das unidades da Federação a não atingir a meta do Ministério da Saúde

André Borges/Esp. Metrópoles
3 de 6

Algumas pessoas chegaram a peregrinar entre unidades de saúde, mas vacinas já haviam acabado

André Borges/Esp. Metrópoles
4 de 6

Estoque de vacinas contra a gripe esgotou-se e pacientes voltaram para casa sem imunização

André Borges/Especial para o Metrópoles
5 de 6

Advogado Rodrigo Simão tentou se vacinar na segunda-feira (03/06/2019) e desistiu devido à fila. Tentou novamente nesta terça (04/06/2019), mas estoque já havia acabado

André Borges/Esp. Metrópoles
6 de 6

Fila em porta de posto de saúde

André Borges/Esp. Metrópoles

 

Vacina contra gripe

De acordo com funcionários da Unidade Básica de Saúde 01 (UBS-1), na Candangolândia, centenas de pessoas foram imunizados contra gripe no centro de saúde, nessa segunda. Algumas continuavam procurando a vacina no local até a manhã desta terça-feira, mas o estoque já havia chegado ao fim.

Como as doses são complementares à campanha, o cenário se repetiu em outras regiões. A auxiliar de limpeza Cida Batista, 50 anos, começou a procurar a vacina nessa segunda. Inicialmente, ela tentou no Riacho Fundo, região administrativa onde mora, e foi informada que já não havia mais doses.

Na manhã desta terça-feira, Cida se dirigiu ao Núcleo Bandeirante acompanhada de seu filho, um menino de 7 anos. A placa da porta da Unidade Básica de Saúde 01 sinalizava que não havia doses disponíveis ali. O plano da mulher era procurar também na Candangolândia, mas, quando descobriu que a maioria dos postos não tinha a vacina, desistiu.

“Por hoje, não posso mais tentar. Tenho que trabalhar. Se não achar amanhã, é pedir a Deus que nada aconteça”, afirma. “Queria achar pelo menos para o meu filho.”

Ao Centro de Saúde Número 3, no Guará, foram enviadas 500 doses remanescentes, segundo funcionários. Como a maioria das pessoas que quiseram a vacina não eram do grupo prioritário e as doses acabaram na tarde de segunda-feira (03/06/2019), a imunização contra Influenza se encerrou às 16h30.

O Centro de Saúde Número 14, no Cruzeiro Velho, teve panorama similar. Com 400 doses extras, a vacinação contra a gripe acabou às 16h dessa segunda. Carmen Silva Ferreira, 40 anos, vendedora de recicláveis, levou o filho de 7 anos à unidade nesta terça (04/06/2019). Moradora de Águas Lindas (GO), ela tentava a imunização para o filho pela segunda vez: na primeira, há cerca de duas semanas, ele tinha febre e não pôde receber a dose. Nesta manhã, porém, foram avisados sobre a impossibilidade de receber a substância novamente. Desta vez, porque o produto havia acabado.

O advogado Rodrigo Simão, 45 anos, está entre os que foram avisados apenas na porta dos centros de saúde. “Vim aqui na segunda, por volta de 12h, e estava uma fila enorme. Resolvi deixar para depois. Então, chegando aqui hoje, soube que tinha acabado”, disse ele nesta terça-feira, em frente ao Centro de Saúde 11, na Asa Norte.

Para o Centro de Saúde 7, na Asa Sul, foram enviadas aproximadamente 1 mil doses, de acordo com funcionários. Assim como na maioria dos estabelecimentos verificados pela reportagem, essas vacinas se esgotaram na tarde de segunda-feira.

Vacina

A vacina de 2019 foi preparada para proteger contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B. Segundo a área técnica da Secretaria de Saúde, a substância é segura e diminui os riscos de complicações da doença.

A campanha, que teve como público-alvo o grupo prioritário (idosos, crianças, gestantes, professores, entre outros), terminou na última sexta-feira (31/05/2019).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?