Vacina do H1N1 acaba em posto do Guará no primeiro dia de imunização
Na unidade da QI 17 do Guará II, as doses não foram suficientes nete primeiro dia de campanha e devem ser repostas até a quarta-feira (20)
atualizado
Compartilhar notícia
A imunização contra a gripe Influenza A foi antecipada no Distrito Federal e as vacinas começaram a ser aplicadas nesta segunda-feira (18/4). Porém, em um posto de saúde no Guará II, as doses acabaram antes do fim da tarde, o que frustrou pacientes que procuraram a unidade.
Após receber a denúncia, a equipe do Metrópoles constatou que o composto realmente havia acabado no Centro de Saúde nº 2, na QE 17 do Guará. Por volta de 17h desta segunda-feira (18), uma funcionária informou que não havia mais doses na unidade. Segundo ela, a reposição deverá ser feita na quarta-feira (20). Em outros postos de saúde, houve reclamações quanto às filas formadas, mas ainda havia estoque da vacina.Apesar da constatação, a Secretaria de Saúde informou em nota que “todas as regiões administrativas receberam doses suficientes para esta primeira fase da campanha de vacinação, antecipada no DF”. Ainda segundo a pasta, as vacinas são enviadas para as unidades conforme os estoques começam a baixar. No entanto, não foi informado quantas doses foram enviadas ao posto de saúde da QI 17 do Guará II.
Imunização
Nesta primeira fase, até o dia 30 de abril, serão imunizadas gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, crianças de seis meses até cinco anos e profissionais de saúde da rede pública e privada. A imunização contra o vírus poderá ser recebida em qualquer centro de saúde da rede pública, das 8h às 12 h e das 13h às 17h.
A partir do dia 30, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, população carcerária e internos do sistema socioeducativo, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também serão vacinados.