metropoles.com

Unidade de tratamento contra HIV muda de endereço e preocupa pacientes

Antes, atendimento se concentrava no Posto de Saúde nº 11, na 905 Norte. Agora, passou para a Policlínica do Lago Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
HIV remédios injeção tratamento
1 de 1 HIV remédios injeção tratamento - Foto: iStock

Pacientes de HIV e outras doenças infecciosas, como hepatite, sífilis e herpes, não serão mais atendidos no Posto de Saúde nº 11, na 905 Norte. A partir de agora, devem procurar a Policlínica do Lago Sul. A mudança não agradou pacientes e servidores.

Atendido no local desde 2014, um portador do vírus da Aids, que pediu para não ser identificado, não ficou nada satisfeito. “Todo meu atendimento era feito lá, desde consultas, receitas e medicamentos. Fui surpreendido ao chegar essa semana e ser informado da transferência”, reclama.

Ele também cita a dificuldade de deslocamento. “Dependo do transporte público, pois moro em Taguatinga. Sem dúvida, vai ficar ruim”.

O diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) Newton Batista, não concorda com a mudança. “Temos a informação de que 1,4 mil pacientes eram atendidos naquela unidade. A medida é totalmente descabida e, mais uma vez, o principal prejudicado é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Estão fechando o serviço, removendo servidores e deixando o paciente sem assistência”, afirma.

O outro lado
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que, por ser uma unidade de atenção secundária, a Policlínica do Lago Sul é o local mais indicado para prestar esse tipo de atendimento. “Com a mudança, será possível descentralizar o serviço, recebendo pessoas de várias localidades do DF e até do Entorno”, destacou a pasta.

A secretaria garantiu que todos os profissionais do antigo posto serão transferidos para o novo local de trabalho, para que os pacientes não sejam prejudicados. Com relação à distância, a pasta afirma que a maior parte dos moradores atendidos na 905 Norte não são moradores da Asa Norte. “Portanto, se deslocam de outras regiões para receber o atendimento”, pontuou a nota.

Por fim, a secretaria assinalou que a farmácia continua a funcionar, de forma provisória, na unidade da 905 Norte, até que seja feita a transferência completa para o Lago Sul. Os pacientes podem optar pelo atendimento no  Hospital Dia, na Asa Sul.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?