Um mês após ser reaberta, pediatria do Hospital do Gama é fechada
No mês passado, 22 médicos tinham sido contratados para trabalhar no local. Seis semanas depois, 14 pediram demissão
atualizado
Compartilhar notícia
Após ficar pouco mais de um mês aberto, o pronto-atendimento infantil do Hospital Regional do Gama (HRG) vai ser fechado novamente a partir desta quarta-feira (12/4). O atendimento no setor ficou interrompido entre setembro de 2016 e o início do mês passado, quando foi normalizado após a contratação de 22 médicos temporários. Seis semanas depois, no entanto, 14 já tinham pedido demissão.
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, a decisão de fechar o pronto-socorro infantil foi provocada pela superlotação aliada à falta de profissionais. A pasta alega que a estimativa era de realização de 2 mil atendimentos no mês passado. No entanto, 4.860 crianças receberam cuidados médicos no período.
Além disso, a maior parte dos 22 médicos temporários contratados em março pediu demissão. Após uma semana de trabalho, foram nove baixas. Nos últimos dias, outros cinco profissionais pediram dispensa. Segundo a SES-DF, os médicos foram contratados recebendo o piso salarial da categoria por exigência do Ministério Público do DF.“A Secretaria de Saúde busca alternativas para solucionar o problema e reabrir o pronto-atendimento infantil do HRG o mais rápido possível. Nesta quarta-feira (12), será promovida uma reunião entre a Pasta e 11 pediatras da Região Sul que não aderiram à conversão do modelo de atenção para Estratégia Saúde da Família, para que eles possam reforçar o atendimento no hospital”, ressalta a SES-DF, em nota.
A secretaria orienta ainda pacientes menos graves a procurarem centros de saúde e clínicas de família da região onde moram. Para urgência e emergência, os atendimentos serão feitos no Hospital Regional da Asa Norte, Brazlândia, Ceilândia, Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), Guará, Paranoá, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga.