metropoles.com

Um mês após ser reaberta, pediatria do Hospital do Gama é fechada

No mês passado, 22 médicos tinham sido contratados para trabalhar no local. Seis semanas depois, 14 pediram demissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dênio Simões/Agência Brasília
pediatria hospital gama
1 de 1 pediatria hospital gama - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Após ficar pouco mais de um mês aberto, o pronto-atendimento infantil do Hospital Regional do Gama (HRG) vai ser fechado novamente a partir desta quarta-feira (12/4). O atendimento no setor ficou interrompido entre setembro de 2016 e o início do mês passado, quando foi normalizado após a contratação de 22 médicos temporários. Seis semanas depois, no entanto, 14 já tinham pedido demissão.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, a decisão de fechar o pronto-socorro infantil foi provocada pela superlotação aliada à falta de profissionais. A pasta alega que a estimativa era de realização de 2 mil atendimentos no mês passado. No entanto, 4.860 crianças receberam cuidados médicos no período.

Além disso, a maior parte dos 22 médicos temporários contratados em março pediu demissão. Após uma semana de trabalho, foram nove baixas. Nos últimos dias, outros cinco profissionais pediram dispensa. Segundo a SES-DF, os médicos foram contratados recebendo o piso salarial da categoria por exigência do Ministério Público do DF.

“A Secretaria de Saúde busca alternativas para solucionar o problema e reabrir o pronto-atendimento infantil do HRG o mais rápido possível. Nesta quarta-feira (12), será promovida uma reunião entre a Pasta e 11 pediatras da Região Sul que não aderiram à conversão do modelo de atenção para Estratégia Saúde da Família, para que eles possam reforçar o atendimento no hospital”, ressalta a SES-DF, em nota.

A secretaria orienta ainda pacientes menos graves a procurarem centros de saúde e clínicas de família da região onde moram. Para urgência e emergência, os atendimentos serão feitos no Hospital Regional da Asa Norte, Brazlândia, Ceilândia, Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), Guará, Paranoá, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?