metropoles.com

Transferência de alas da cirurgia plástica e ginecologia preocupa servidores do Hran

Segundo a Secretaria de Saúde, a medida é temporária, apenas no período de férias, quando o movimento é reduzido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
AmzwSxC3igDjDT7D7pdsucFc6O77crpvVZhIlgIJQkaJ
1 de 1 AmzwSxC3igDjDT7D7pdsucFc6O77crpvVZhIlgIJQkaJ - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

As alas de cirurgia plástica e ginecologia do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) estão sendo remanejadas para outros andares da unidade. A medida tomada pela Secretaria de Saúde desagradou médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A preocupação dos servidores é que o atendimento seja prejudicado e os serviços suspensos.

Os profissionais alegam que na cirurgia plástica do Hran não se realizam procedimentos puramente estéticos. São atendidos pacientes com câncer que precisam de enxertos; vítimas de acidente que precisam de cirurgia reparadora; os que se submetem a cirurgias bariátricas e precisam de retirada do excesso de pele; mulheres que precisam fazer reconstrução mamária; e os doentes crônicos que desenvolvem escaras pelo longo tempo deitados.

“Os próprios queimados, cujo atendimento também é exclusivo no Hran, vão ser prejudicados com essa medida. É uma insensatez que precisa ser evitada”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho. Uma manifestação está sendo organizada pelos servidores.

O outro lado
A medida, segundo nota da Secretaria de Saúde, é necessária para “manter o funcionamento da unidade durante o período de recessos de fim de ano e férias”. Segundo o sindicato, a mudança pode afetar mais de cinco mil pacientes. Nessa fila, de acordo com a entidade, estariam 80 casos de tumor maligno que, pela retirada de tecidos, precisam de enxertos para minimizar o trauma e as dificuldades de conviver com a mutilação.

A secretária-adjunta de Saúde, Eliane Berg, no entanto, frisou que não existe a intenção de fechar os serviços: “O trabalho da nossa cirurgia plástica é de cirurgia de reparação, de extrema relevância, que jamais poderia deixar de existir, assim como a ginecologia”. O diretor do Hran reitera que as cirurgias continuarão acontecendo, sem prejuízo aos pacientes. “Essas duas clínicas operam muito, mas há uma queda durante esse período do ano. Por isso, o remanejamento não será prejudicial”, explicou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?