TCDF fiscalizará desempenho do HRAN no atendimento de pacientes
Auditoria apontou que o hospital não fez classificação de risco de 95% dos usuários que chegam à emergência procurando atendimento
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Tribunal de Contas do DF, conselheiro Renato Rainha, e uma equipe de auditores visitarão pessoalmente o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) nesta terça-feira (19/4) para verificar a eficiência do atendimento prestado.
Segundo a assessoria do Tribunal, o motivo da visita é que dentro os hospitais públicos do DF, o HRAN foi o que teve o pior desempenho na fiscalização realizada no primeiro bimestre de 2016. Os dados são da auditoria feita pelo próprio tribunal. O documento apontou várias falhas no acolhimento dos pacientes e a utilização dos protocolos de classificação de risco dos usuários das emergências e urgências do DF.
Falta planejamento e fiscalização
No entendimento do Tribunal, as irregularidades apontadas na auditoria são causadas pela ausência de diagnóstico e planejamento dos serviços de manutenção preventiva e corretiva. Outro fator apontado é a negligência da Secretaria de Saúde na observância das normas de licitações e contratos e pela falta de profissionais suficientemente capacitados para a fiscalização e ateste dos serviços.
“Esses são problemas graves, que comprometem não apenas a estrutura das nossas unidades de saúde, mas também o próprio atendimento oferecido à população”, avalia Renato Rainha.
Com informações do TCDF