Taxa de transmissão da Covid-19 cai a 0,98 e é a menor em 40 dias
De acordo com a Imperial Collage, de Londres, taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil é a menor desde maio, quando estava em 0,91
atualizado
Compartilhar notícia
A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil apresentou queda nesta semana e está em 0,98, segundo dados divulgados pelo Imperial College de Londres nesta terça-feira (29/6).
Isso significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas com o vírus contamina outras 98 pessoas. Para chegar ao número, os pesquisadores usam dados atuais de casos confirmados e óbitos registrados e cruzam com informações de semanas anteriores.
A taxa deve estar abaixo de 1 para que a pandemia seja considerada estabilizada ou em queda. Em documento, a universidade também estimou que o país tenha 13.100 óbitos pela Covid-19 nesta semana, um aumento em relação à anterior, quando foram contabilizadas 12.643 mortes pela doença.
Dentro da margem de erro calculada pela universidade britânica, o Rt brasileiro atual pode variar de 0,76 a 1,08.
A taxa de transmissão é uma das principais referências para se acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país. No entanto, por ser uma média nacional, pode não refletir a realidade de alguns estados ou municípios.
Na segunda-feira (28/6), a média móvel de óbitos ficou em 1.643, o que significa uma queda de 17,2% em comparação ao indicador registrado 14 dias atrás.