metropoles.com

Tarde em comemoração ao Dia do Riso alegra o Hospital da Criança

Três grupos de voluntários fizeram várias apresentações para aliviar o estresse de crianças em tratamento e de famílias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Metrópoles
Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) celebrou nesta quarta-feira (15/01/2020), o Dia Internacional do Riso. Com a presença de vários voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias
1 de 1 Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) celebrou nesta quarta-feira (15/01/2020), o Dia Internacional do Riso. Com a presença de vários voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias - Foto: Andre Borges/Metrópoles

Música, dança, palhaçada e muita alegria. Foi dessa forma que o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) celebrou, nesta quarta-feira (15/01/2020), o Dia Internacional do Riso. Com a presença de muitos voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), o saguão de atendimento do local se tornou um reverberador de gargalhadas.

A ação contou com três grupos que já estão acostumados a levar felicidade a crianças e pais do HCB: Doutores com Riso, Contadores de História e Sinfonia da Saúde. “É um trabalho que dá sentido à vida. Parece simples, mas tem um alcance muito grande entre os envolvidos”, comenta a professora Áurea Sousa, 56, que trabalha como coordenadora da apresentação de contos.

Apesar de parecerem simples, a voluntária explica que cada movimento e fala durante a apresentação são muito bem pensados. “O trabalho tem fins terapêuticos. Não é qualquer história que a gente traz. Nosso intuito é tirar a criança da apatia”, afirma.

Mesmo objetivo têm os voluntários da Sinfonia da Saúde, que usam canções para transformar o momento tenso de tratamento da criança em distração e divertimento, não só para os pacientes, mas também para os familiares.

Veja fotos da festa desta quarta:

13 imagens
1 de 13

Andre Borges/Metrópoles
2 de 13

Andre Borges/Metrópoles
3 de 13

Andre Borges/Metrópoles
4 de 13

Andre Borges/Metrópoles
5 de 13

Andre Borges/Metrópoles
6 de 13

Andre Borges/Metrópoles
7 de 13

Andre Borges/Metrópoles
8 de 13

Andre Borges/Metrópoles
9 de 13

Andre Borges/Metrópoles
10 de 13

Andre Borges/Metrópoles
11 de 13

Andre Borges/Metrópoles
12 de 13

Andre Borges/Metrópoles
13 de 13

Andre Borges/Metrópoles

Eles transformam as letras de músicas conhecidas em algo bem engraçado e colocam todos para cantar. Assim, um coral se forma em busca da saúde da alma. “Nós damos voz para as crianças se expressarem. Não só cantamos, mas incentivamos elas a participarem também, com recitais que organizamos para o protagonismo dos pacientes”, destaca Lilian Zorzetti, 40, coordenadora do grupo.

Entre os Doutores do Riso, Patrícia Carvalho, 37, mais conhecida como Doutora Zenhoca, afirma que o mais recompensador é a interação com as crianças. “A gente não entra com um roteiro definido. A interação da criança que guia a brincadeira. O contato, a troca de olhares e a confiança que eles têm é o mais legal.”

Interessados em se tornar voluntários podem entrar no site da Abrace por meio deste link.

Pais aprovam a interação

Para a operadora de loja Leni Nunes, 27, esse é o tipo de ação que faz bem a todos que participam. “Quando eles entraram, eu me arrepiei toda. É um sentimento de gratidão muito grande”, afirma.

Ela é mãe da pequena Ana Lídia, 3, que faz tratamento no HCB desde o ano passado. A menina, que nasceu prematura, sempre teve problema para ganhar peso, e uma virose atrapalhou ainda mais a saúde dela. “Entrou em desnutrição e perdeu muito peso. Desde que ela chegou aqui, no entanto, melhorou bastante”, comemora.

Com a apresentação, a criança se distraiu, brincou e não queria sair de perto dos palhaços. “Ela amou”, resume.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?