Fechamento de ala pediátrica do Hospital Regional do Guará irrita moradores
Secretaria afirma que prédio deve passar por reformas, mas não informa quando elas começarão. Profissionais e pacientes marcam abraço coletivo no local
atualizado
Compartilhar notícia
O rumor de fechamento da Pediatria do Hospital Regional do Guará (HRGu) tem gerado descontentamento de profissionais e usuários do serviço médico. A informação começou a circular há cerca de um mês nos corredores da unidade de saúde e a previsão era de que a ala deveria ser fechada a partir do dia 21 para reformas, sem data de conclusão, segundo relato de uma servidora, que preferiu não se identificar. A mudança afetaria cerca de 100 crianças atendidas no local diariamente, além dos 17 técnicos de enfermagem e dos 16 médicos que atuam na ala pediátrica.
Profissionais e pacientes temem que a suspensão possa acabar de forma definitiva. “Precisamos de um hospital próximo para um atendimento de emergência. Os primeiros auxílios são fundamentais para salvar uma vida e, aqui no Guará, esse é o local mais próximo. Até o HMIB, gastamos, no mínimo, 20 minutos. Para o HRAN, são uns 30 minutos, se não tiver trânsito”, afirmou uma das organizadoras de um evento contra o fechamento da ala, que também preferiu não se identificar. A manifestação ocorrerá na quarta-feira pela manhã, quando servidores e usuários farão um abraço coletivo no prédio.
Após conversa com trabalhadores do hospital, a Secretaria de Saúde adiou a suspensão do serviço, mas fez questão de esclarecer que as reformas são necessárias. Em nota, o órgão informou que “estudos estão sendo finalizados para que sejam feitas intervenções estruturais no Hospital Regional do Guará, o que inclui a pediatria. Mas que, até o momento, não há definições sobre o fechamento da ala pediátrica, bem como de qualquer outra área”.
A secretaria ainda frisou que, em caso de fechamento de qualquer setor por causa das obras, a população deverá ser previamente avisada e não haverá desassistência.