Somente na primeira semana do ano, Brazlândia registra 13 novos casos de dengue
Segundo o mais recente Boletim Epidemiológico da capital, o Distrito Federal teve 31 casos da doença
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou, na noite desta quarta-feira (13/1), o mais recente Boletim Epidemiológico da capital. Somente na primeira semana do ano, Brazlândia teve 13 novos casos de dengue. Em 2015, a cidade tinha contabilizado apenas duas ocorrências. De acordo com o documento, em 2016, em todo o DF, foram registradas 31 incidências. A pasta informou ainda que nenhuma pessoa morreu em decorrência da doença.
Esse número foi 47,46% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 59 casos. Desde o fim de 2015, o GDF mobiliza uma força-tarefa para combater os focos do mosquito. A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e até o Exército trabalham para eliminar a proliferação do Aedes aegypti.Apesar dos esforços, as 11 regiões administrativas que se encontravam em situação de epidemia na última semana de dezembro ainda continuam em estado de alerta. São elas: Brazlândia, Fercal, Gama, Lago Sul, Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Estrutural, Sobradinho, Sobradinho II e Varjão.
Planaltina teve cinco novos registros de dengue. Os moradores de lá e de Brazlândia precisam redobrar a atenção. As duas regiões administrativas respondem por 18 dos casos da doença, o que corresponde a 58% de todas as ocorrências da primeira semana de 2016.
Zika Vírus
Neste ano, a capital foi surpreendida com dois casos de zika vírus. Na última semana, a Secretaria de Saúde confirmou que duas gestantes, de 29 e 36 anos, contraíram a doença. Elas residem em Águas Claras e no Plano Piloto.
Chykungunya
O boletim da secretaria aponta que, na primeira semana do ano, foram registrados dois casos de febre chykungunya. Uma delas teria ocorrido em Taguatinga. No entanto, a pasta descartou essa notificação. Segue em investigação apenas uma ocorrência em Santo Antônio do Descoberto (GO).