metropoles.com

Servidores do Samu fazem protesto por gratificação

Funcionários cobram hora extra e auxílio transporte. Categoria garante que serviço não foi afetado pelo protesto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
1 de 1 Foto: Divulgação/Arquivo pessoal - Foto: null

Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram um protesto em frente à Secretaria de Saúde, no final da Asa Norte, na manhã desta sexta-feira (18/9). Eles questionavam o corte de gratificações no contracheque. Entre os benefícios suspensos está o de Movimentação, que é de 10% do valor dos vencimentos.

Segundo os servidores do Samu, o Governo do Distrito Federal não informou sobre o corte das gratificações. “A de movimentação, por exemplo, é para servidores que trabalham em um lugar e moram em outro. Isso é garantido em lei”, contou um dos condutores do Samu.

Os servidores contaram que chegaram a ver uma prévia dos contracheques com as gratificações, mas depois os valores foram retirados do ar. Apesar do movimento, o Samu funciona normalmente. Os servidores que participaram da movimentação estão de folga. Eles pediram também o pagamento de horas extras atrasadas desde junho.

A Secretaria de Saúde informou que o pagamento da gratificação de movimentação (GMOV) para os servidores do Samu será feito, assim como o das horas extras referente aos meses de junho, julho e agosto. O órgão explica que R$ 48 milhões já estão disponíveis para empenho. Hoje, 962 servidores fazem parte do Samu.

Em nota, a secretaria destacou, ainda, que houve uma decisão jurídica que entendeu que a GMOV não poderia ser paga a servidores da Administração Central. Por um equívoco, entendeu-se que o Samu fazia parte da Administração Central (ADMC), o que fez com que fosse retirada a gratificação da prévia do contracheque.

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?