metropoles.com

Sem salários, terceirizados da Saúde entram em greve

Paralisação, por tempo indeterminado, teve a adesão de 3 mil trabalhadores da limpeza de hospitais, postos e do Instituto de Saúde Mental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
greve terceirizados
1 de 1 greve terceirizados - Foto: Divulgação

Cerca de 3 mil trabalhadores terceirizados responsáveis pela limpeza em unidades de Saúde do Distrito Federal entraram em greve nesta quinta-feira (9/3). Segundo informações do sindicato que representa a categoria, o Sindiserviços-DF, aderiram à paralisação equipes dos hospitais regionais da Asa Norte (Hran), de Santa Maria, de Planaltina, de Sobradinho e do Gama, além dos hospitais Distrital de Brasília (HDB) e de Apoio de Brasília (HAB), do Instituto de Saúde Mental (FHDF) e de vários postos de saúde da rede pública. A paralisação fez o Hran suspender as cirurgias eletivas.

Esta é a segunda vez que a categoria entra em greve neste ano. Os terceirizados reclamam o pagamento do salário do mês, e prometem manter a mobilização até que as empresas depositem os valores devidos. “Os trabalhadores estão indignados com essa perversa rotina de atraso nos seus salários e benefícios, e que tem ocorrido nos últimos dois anos”, diz trecho da nota oficial divulgada pelo Sindiserviços-DF.

Segundo o sindicato, os patrões alegam que estão sem contrato, com dívidas de 2014 e que há três meses não recebem as parcelas das verbas indenizatórias pela prestação de serviços para a Secretaria de Saúde.

Em nota, a pasta informou que parte do pagamento às três empresas responsáveis pela limpeza das unidades de saúde, no valor de R$ 3.617.761, foi feito nesta quarta (8). E que aguarda a liberação de recursos para quitar o restante, R$ 9 milhões, na próxima semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?