metropoles.com

Sem vice Renato Santana, Rollemberg participa de evento contra a dengue

Mais de mil bombeiros saem às ruas neste sábado em ação contra o Aedes aegypti

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mirelle Pinheiro/Metrópoles
governador rodrigo rollemberg
1 de 1 governador rodrigo rollemberg - Foto: Mirelle Pinheiro/Metrópoles

Desta vez não teve longas caminhadas, visitas e alerta aos moradores sobre os perigos do Aedes aegypti. A abertura dos trabalhos da ação intensiva de combate ao mosquito foi feita de forma mais contida pelo governador Rodrigo Rollemberg na manhã deste sábado (27/2).

Sem o vice Renato Santana, o chefe do Executivo chegou ao ponto de encontro dos bombeiros, na academia da corporação no Setor Policial Sul, acompanhado apenas da secretária de Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar.

O polêmico caso da maquiagem feita, supostamente, por um funcionário da vice governadoria em uma das ações em Brazlândia, pode não ter sido esquecido nos bastidores do Buriti, mas Rollemberg se empenha para deixar o episódio no passado.

Neste sábado, por exemplo, a cerimônia consistiu em um breve pronunciamento de agradecimento aos bombeiros pelo o empenho no combate ao mosquito. Em meio aos apertos de mão e votos de “bom trabalho”, o governador ainda teve tempo de atender alguns militares que queriam fazer algumas selfies com o chefe do Executivo. Depois da solenidade, ele seguiu para a gravação de uma propaganda de seu partido, o PSB.

Mobilização
Aproximadamente 1,1 mil bombeiros visitarão, ainda neste sábado, residências do Lago Sul, Taguatinga (QNB, QNE, Colônia Agrícola Samambaia), Cruzeiro Velho, Planaltina e Guará. De acordo com o GDF, 82% dos domicílios do DF passaram pela vistoria. Desses, menos de 4% tinha focos do mosquito. Por dia, 100 bombeiros permanecem mobilizados na campanha.

De acordo com o major Omar Oliveira, coordenador das operações de forca-tarefa, as casas fechadas ainda são um problema. “Neste mês tivemos redução, mas ainda não preocupa. O importante é que anotamos esses endereços, deixamos avisos e retornamos insistentemente”, explica. Ainda de acordo com Oliveira, os locais que mais registraram focos de dengue são: Lago Norte, Lago Sul, Brazlândia, São Sebastião e Planaltina.

“Estamos confiantes e acreditamos que em breve conseguiremos visitar todas as residências do Distrito Federal. Outra boa notícia é que notamos um grande empenho por parte da comunidade. Muitos moradores estão conscientes do problema de saúde pública e já adotaram medidas de prevenção”, ressalta o comandante do Corpo de Bombeiros, Hamilton Santos.

Entorno
O grande índice de casos de dengue registrado em cidades do Entorno preocupa o Governo do Distrito Federal. Rollemberg ressaltou que as regiões merecem atenção especial e disse que esta apoiando as cidades vizinhas. “Tem uma incidência de casos muito grande no Entorno. Com a compra dos fumacês, nós vamos dar apoio, sobretudo nessas cidades mais próximas do DF”, garante.

Segundo dados do governo goiano, os casos de dengue dispararam e já somam 4.974 registros nessas localidades. Destaque para Luziânia, com 1.954 ocorrências. Santo Antônio do Descoberto (597), Valparaíso (591), Cidade Ocidental (575) e Formosa (527) também estão em alerta. Goiás registra 17 casos suspeitos de morte por dengue, sendo dois em Águas Lindas de Goiás, um em Luziânia e outro em Padre Bernardo.

As cidades goianas próximas do Distrito Federal apresentam dificuldade no combate ao Aedes. Isso porque o grande número de imóveis fechados na região (4.950), por serem cidades-dormitórios, onde os moradores só retornam à noite, dificulta o trabalho de identificação e limpeza de focos do mosquito. Os lixões existentes nessas localidades, considerados pontos de disseminação de criadouros do mosquito, também preocupam as autoridades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?