metropoles.com

Sem médico, emergências pediátricas do Gama serão absorvidas pelo Hmib

Só serão atendidos pacientes em estado grave. De acordo com a Secretaria de Saúde, mudança é temporária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
hmib
1 de 1 hmib - Foto: Divulgação

O atendimento emergencial de pediatria do Hospital Regional do Gama será absorvido, temporariamente, pelo Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). A mudança já está valendo. Com isso, o HRG receberá apenas casos de crianças em estado gravíssimo e ficará responsável pelas internações dos pacientes pediátricos transferidos pelo Hmib, que terá acesso a 20 leitos no HRG.

A medida vai vigorar até a conclusão dos procedimentos de contratação novos pediatras, com o preenchimento do quadro de médicos na especialidade. Atualmente, o HRG possui 12 pediatras, mas quatro estão com restrição médica.

Durante o dia, em casos simples, a população também poderá procurar atendimentos nos centros de saúde de Santa Maria e do próprio Gama junto às equipes Estratégia Saúde da Família, que tem alta cobertura na cidade.

De acordo com levantamento oficial, o Gama realiza entre 150 e 200 atendimentos pediátricos diariamente. Porém, apenas 10% das demandas são classificados como gravíssimas, 15% são laranjas e 75% são casos que poderiam buscar atendimento na atenção primária.

O superintende da Região Sul, Ismael Alexandrino, explicou que a ação não deixará a população desassistida. “Fizemos uma pactuação entre as unidades de saúde para que as crianças recebam o atendimento necessário”, explicou. De acordo com Subsecretaria de Gestão de Pessoas, há um processo na Casa Civil para que cinco pediatras de carreira sejam nomeados. Todos serão lotados no HRG.

Além disso, o Ministério Público autorizou a contratação de pediatras temporários. A seleção deve ser publicada ainda este mês. A previsão é de que sejam chamados, pelo menos, 137 profissionais, entre eles, 30 especializados em neonatologia, ou seja, para bebês que tenham entre 0 e 28 dias de vida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?