metropoles.com

Secretaria de Saúde recebe nova remessa da vacina contra a H1N1

Ao todo, 143.400 doses serão distribuídas na rede pública. A retomada da vacinação ocorrerá na próxima segunda (9/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Oliveira/Saúde-DF
vacina-h1n1
1 de 1 vacina-h1n1 - Foto: Matheus Oliveira/Saúde-DF

Após inúmeras reclamações da população sobre a falta de vacinas contra a Influenza nos centros e postos de saúde do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde anunciou, nesta quinta-feira (5/5), que recebeu uma nova remessa, de 143.400 doses, do Ministério da Saúde. A retomada da vacinação, no entanto, só ocorrerá na próxima segunda (9).

De acordo com a pasta, ainda está prevista a entrega de mais um lote até o dia 13 deste mês. Esse novo estoque será destinado à segunda dose do imunizante para crianças entre 6 meses a menores de 2 anos. A secretaria esclareceu que a vacina deverá ministrada 30 dias depois da primeira aplicação.0

Em nota, a diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde informou: “Com essa remessa que recebemos será possível imunizar todas as pessoas que pertencem ao público-alvo que ainda não foram vacinadas. Desde o dia 18 de abril, quando iniciamos a campanha para alguns grupos, estamos tendo uma alta procura pela vacina, o que fez com que os estoques de algumas unidades tivessem esgotado”.

Na semana passada, o Metrópoles mostrou que idosos, gestantes, mães de crianças entre seis meses e 5 anos tiveram que encarar longas filas e madrugar nas portas das unidades de atendimento. E, mesmo com todo esse esforço, muitos saíram dos postos sem a imunização.

Boletim epidemiológico
Até o momento, 435.333 pessoas já foram vacinadas nas unidades públicas do DF. Este total corresponde a 71,5% do público-alvo, que é formado por crianças entre 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), profissionais de saúde, idosos, pessoas com comorbidades, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta do DF é imunizar 80% das 609 mil pessoas que fazem parte deste grupo prioritário. Profissionais de saúde e puérperas foram os que mais vacinaram, 100% e 82,4%, respectivamente, seguidos pelos pacientes com comorbidades, com 77,4%. Os idosos são os que menos buscaram a vacinação, com 65,9%. A vacinação vai até o dia 20 de maio em todos os centros e postos de saúde do DF. Com informações da Secretaria de Saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?