Secretaria de Saúde recebe nova remessa da vacina contra a H1N1
Ao todo, 143.400 doses serão distribuídas na rede pública. A retomada da vacinação ocorrerá na próxima segunda (9/5)
atualizado
Compartilhar notícia
Após inúmeras reclamações da população sobre a falta de vacinas contra a Influenza nos centros e postos de saúde do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde anunciou, nesta quinta-feira (5/5), que recebeu uma nova remessa, de 143.400 doses, do Ministério da Saúde. A retomada da vacinação, no entanto, só ocorrerá na próxima segunda (9).
De acordo com a pasta, ainda está prevista a entrega de mais um lote até o dia 13 deste mês. Esse novo estoque será destinado à segunda dose do imunizante para crianças entre 6 meses a menores de 2 anos. A secretaria esclareceu que a vacina deverá ministrada 30 dias depois da primeira aplicação.0
Em nota, a diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde informou: “Com essa remessa que recebemos será possível imunizar todas as pessoas que pertencem ao público-alvo que ainda não foram vacinadas. Desde o dia 18 de abril, quando iniciamos a campanha para alguns grupos, estamos tendo uma alta procura pela vacina, o que fez com que os estoques de algumas unidades tivessem esgotado”.
Na semana passada, o Metrópoles mostrou que idosos, gestantes, mães de crianças entre seis meses e 5 anos tiveram que encarar longas filas e madrugar nas portas das unidades de atendimento. E, mesmo com todo esse esforço, muitos saíram dos postos sem a imunização.
Boletim epidemiológico
Até o momento, 435.333 pessoas já foram vacinadas nas unidades públicas do DF. Este total corresponde a 71,5% do público-alvo, que é formado por crianças entre 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), profissionais de saúde, idosos, pessoas com comorbidades, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A meta do DF é imunizar 80% das 609 mil pessoas que fazem parte deste grupo prioritário. Profissionais de saúde e puérperas foram os que mais vacinaram, 100% e 82,4%, respectivamente, seguidos pelos pacientes com comorbidades, com 77,4%. Os idosos são os que menos buscaram a vacinação, com 65,9%. A vacinação vai até o dia 20 de maio em todos os centros e postos de saúde do DF. Com informações da Secretaria de Saúde.