metropoles.com

Secretaria ignora mortes por dengue de moradores de fora do DF

Até o último boletim, a pasta divulgava, além dos óbitos de residentes do Distrito Federal, o número de fatalidades de pessoas que moram em outras unidades da Federação e que foram atendidas em unidades locais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cristine Rochol/PMPA
aedes
1 de 1 aedes - Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria de Saúde confirmou 14.226 casos de dengue em pacientes residentes em Brasília e 1.982 em pessoas de outras unidades da Federação. É o que mostra o Boletim Epidemiológico nº 21, publicado nesta quarta-feira (25/5). Entre os moradores do Distrito Federal, foi registrado um óbito a mais do que o informe anterior, saltando de seis para sete.

No entanto, a pasta não divulgou o número de mortes de moradores de outras unidades da Federação, como costumava fazer. A justificativa é de que “as notificações de residentes de outras UFs são comumente alteradas no município de origem, ocasionando divergência de informações contidas no banco de dados”. Até o último boletim, de 18 de maio, eram 12 as fatalidades registradas de pessoas que moravam em cidades do Entorno.

As regiões administrativas recordistas em registros seguem a tendência dos informes anteriores. Brazlândia ocupa o primeiro lugar no ranking, com 1.911 infectados. Em seguida, aparece Ceilândia, com 1.577 ocorrências. São Sebastião, por sua vez, apresentou 1.434 infecções pelo mosquito Aedes aegypti.

Zika e chikungunya
O boletim também apresentou 97 registros de infecção por febre chikungunya em residentes no Distrito Federal. Destes, 24 contraíram a doença em Brasília e, 37, em outras localidades. Nos 36 demais casos não foi possível determinar a origem da contaminação.

Em relação ao zika vírus, o levantamento apresentou 144 confirmações no Distrito Federal: 44 contágios no DF e 15 em outras unidades da Federação. Nos demais 85 registros, não foi possível identificar o local da contaminação.

O documento também atualiza os números de gestantes que manifestaram o zika vírus. São 19 mulheres residentes no Distrito Federal, nove moradoras do Entorno e uma vinda de Mato Grosso. Até o momento, não há nenhum caso confirmado de microcefalia relacionada ao vírus. (Com informações da Agência Brasília)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?