Secretaria de Saúde desativará as Unidades de Atenção à Dengue
Redução do número de casos confirmados da doença motivou a pasta a tomar a decisão. Mudança ocorrerá gradativamente, mas, até 13 de maio, o serviço estará completamente suspenso
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde anunciou nesta quinta-feira (28/4) que as Unidades de Atenção à Dengue (UADs), em Brazlândia e São Sebastião, serão gradativamente desativadas. A redução do número de casos confirmados da doença motivou a pasta a tomar a decisão.
Desde fevereiro, as duas tendas realizaram 20,4 mil atendimentos. As mudanças já começam no próximo fim de semana. Durante o sábado (30) e o domingo (1º/5), o serviço será suspenso. Nos dias úteis, os funcionários vão voltar a receber a população, mas apenas até 13 de maio, data em que as unidades serão desativadas.O acolhimento dos pacientes voltará a ser feito nas unidades básicas de saúde e hospitais. Segundo o último Boletim Epidemiológico da secretaria, divulgado na quarta-feira (27), nas seis últimas semanas, o número de casos confirmados em residentes do DF ficou em 802, 664, 565, 420, 183 e 15, respectivamente.
“Agora, a Secretaria de Saúde estruturou um plano de continuidade para acolhimento dos pacientes com sintomas de dengue em prontos-socorros hospitalares e, principalmente, nas unidades básicas de saúde, onde os profissionais foram instruídos para realizar os atendimentos”, informou a secretaria adjunta de Saúde, Eliene Berg, ao destacar que a interrupção começa aos finais de semana em razão da procura pelo serviço ser menor.
O chefe de Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção de Endemias, Ailton Domício, explica que a queda se deu em razão do longo período de estiagem e, ainda, pela queda de temperatura, o que reduziu os focos do mosquito. “Nós também atuamos com diversas ações para evitar a proliferação do mosquito. Em conjunto com a inspeção dos domicílios, fizemos a aplicação de larvicidas e fumacê, bem como a conscientização da população”, complementou Ailton.
Levantamento
De 11 de fevereiro a 25 de abril, a unidade em Brazlândia recebeu 10 mil pacientes. Do total, 1.956 casos foram confirmados pelos testes rápidos. Quanto à São Sebastião, de 19 de fevereiro, quando a estrutura foi erguida, até 28 de abril, 10.450 mil passaram pelo local e houve 951 testes positivos da doença.
As Unidades de Atenção à Dengue foram montadas para dar suporte ao atendimento de pessoas com suspeita de dengue e, com isso, desafogar prontos-socorros de hospitais e demais unidades de saúde.
De acordo com o último boletim epidemiológico, até a última segunda-feira (25), a pasta contabilizou 14.314 suspeitas de dengue no Distrito Federal, dos quais 12.407 foram confirmadas. Desse total, 10.814 moram no DF e 1.593, em outras unidades da Federação. Em Brazlândia, 1,7 mil pessoas tiveram a doença, seguida de Ceilândia (1.214) e São Sebastião (987). Com informações da Secretaria de Saúde.