metropoles.com

Secretaria de Saúde desativará as Unidades de Atenção à Dengue

Redução do número de casos confirmados da doença motivou a pasta a tomar a decisão. Mudança ocorrerá gradativamente, mas, até 13 de maio, o serviço estará completamente suspenso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
Unidades de Atenção à Dengue
1 de 1 Unidades de Atenção à Dengue - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A Secretaria de Saúde anunciou nesta quinta-feira (28/4) que as Unidades de Atenção à Dengue (UADs), em Brazlândia e São Sebastião, serão gradativamente desativadas. A redução do número de casos confirmados da doença motivou a pasta a tomar a decisão.

Desde fevereiro, as duas tendas realizaram 20,4 mil atendimentos. As mudanças já começam no próximo fim de semana. Durante o sábado (30) e o domingo (1º/5), o serviço será suspenso. Nos dias úteis, os funcionários vão voltar a receber a população, mas apenas até 13 de maio, data em que as unidades serão desativadas.

O acolhimento dos pacientes voltará a ser feito nas unidades básicas de saúde e hospitais. Segundo o último Boletim Epidemiológico da secretaria, divulgado na quarta-feira (27), nas seis últimas semanas, o número de casos confirmados em residentes do DF ficou em 802, 664, 565, 420, 183 e 15, respectivamente.

“Agora, a Secretaria de Saúde estruturou um plano de continuidade para acolhimento dos pacientes com sintomas de dengue em prontos-socorros hospitalares e, principalmente, nas unidades básicas de saúde, onde os profissionais foram instruídos para realizar os atendimentos”, informou a secretaria adjunta de Saúde, Eliene Berg, ao destacar que a interrupção começa aos finais de semana em razão da procura pelo serviço ser menor.

O chefe de Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção de Endemias, Ailton Domício, explica que a queda se deu em razão do longo período de estiagem e, ainda, pela queda de temperatura, o que reduziu os focos do mosquito. “Nós também atuamos com diversas ações para evitar a proliferação do mosquito. Em conjunto com a inspeção dos domicílios, fizemos a aplicação de larvicidas e fumacê, bem como a conscientização da população”, complementou Ailton.

Levantamento
De 11 de fevereiro a 25 de abril, a unidade em Brazlândia recebeu 10 mil pacientes. Do total, 1.956 casos foram confirmados pelos testes rápidos. Quanto à São Sebastião, de 19 de fevereiro, quando a estrutura foi erguida, até 28 de abril, 10.450 mil passaram pelo local e houve 951 testes positivos da doença.

As Unidades de Atenção à Dengue foram montadas para dar suporte ao atendimento de pessoas com suspeita de dengue e, com isso, desafogar prontos-socorros de hospitais e demais unidades de saúde.

De acordo com o último boletim epidemiológico, até a última segunda-feira (25), a pasta contabilizou 14.314 suspeitas de dengue no Distrito Federal, dos quais 12.407 foram confirmadas. Desse total, 10.814 moram no DF e 1.593, em outras unidades da Federação. Em Brazlândia, 1,7 mil pessoas tiveram a doença, seguida de Ceilândia (1.214) e São Sebastião (987). Com informações da Secretaria de Saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?