Secretaria de Saúde amplia jornada de trabalho de 349 servidores
Medida foi adotada para tentar melhorar o atendimento nos hospitais públicos do DF. Decisão foi publicada nesta quarta-feira (24/2), no Diário Oficial do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Para tentar melhorar o atendimento nos hospitais públicos do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde anunciou que ampliará a jornada de trabalho de 349 servidores. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (24/2), no Diário Oficial do DF. Assim, esses profissionais passarão a cumprir 40 horas semanais de trabalho. O custo dessa medida para os cofres públicos, no entanto, ainda não foi calculado pelo GDF.
Em entrevista, o gestor da pasta, Fábio Gondim, informou que o decreto não deverá onerar as despesas com a Saúde. “De modo geral, não vai ter aumento para os cofres públicos porque, em muitos casos, mas não em 100% deles, a gente vai ter a substituição da hora extra pelo aumento da jornada”, explica Gondim.
Quando questionado se não seria mais viável contratar novos servidores, o secretário disse que, particularmente, prefere o modelo de ampliação da jornada. “ Acho que a pessoa com mais horas dentro da rede tem ainda mais compromisso. Ela não vai lá só fazer um plantão e volta, ela está lá no dia a dia, 40 horas por semana”, apontou.
A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues, vê com bons olhos a decisão do governo. “A ampliação de jornada de trabalho é positiva porque valoriza o servidor da carreira, além de diminuir o gasto do Estado com o pagamento de horas extras e contratos temporários”, explica.
Fábio Gondim (foto) admitiu que as unidades hospitalares vem apresentando dificuldades para fechar a escala de servidores em algumas regiões do DF: “Precisamos colocar mais profissionais na rede. As pessoas têm reclamado muito, e com razão.”
A cirurgia eletiva — procedimento destinado aos pacientes que não estão sob o risco de vida ou sofrimento intenso —, a hemodiálise e as áreas administrativas são alguns do setores que devem receber o reforço dos profissionais que terão a carga horária ampliada.
Nomeações
Na última segunda-feira (22/2), 1.131 profissionais de saúde que tomaram posse em fevereiro participaram de uma solenidade de acolhimento no auditório do Museu Nacional da República. O grupo faz parte dos 1.455 aprovados em concurso e nomeados em 14 de janeiro deste ano. Ao todo, são 357 médicos, 22 auxiliares em saúde, 626 técnicos de enfermagem, 5 cirurgiões-dentistas, 83 enfermeiros e 38 especialistas em saúde.