metropoles.com

Saúde notifica cinco novos casos de caxumba no Centro de Progressão Penitenciária

Presos e servidores da unidade de regime semiaberto no SIA já começaram a receber a vacina tríplice viral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EBC/Memória
Centro de Progressão Penitenciária (CPP)
1 de 1 Centro de Progressão Penitenciária (CPP) - Foto: EBC/Memória

Cinco novos casos de caxumba foram notificados, na quarta-feira (17/2), no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Os dados preliminares são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde. No início do mês, um detento da unidade prisional já havia sido diagnosticado com a doença.

Para evitar a propagação da enfermidade, os detentos com o vírus e que cumprem pena em regime semiaberto ficarão isolados durante dez dias e terão saídas suspensas para trabalhar e visitar familiares. Internos que ocupam alas onde há registros da infecção já começaram a receber a vacina tríplice viral, que combate, além da caxumba, o sarampo e a rubéola.

Os novos casos no CPP inspiram atenção, mas o surto no Complexo Penitenciário da Papuda está praticamente controlado. “O último registro que tivemos na Papuda foi em 9 de fevereiro, um indicativo de que o bloqueio vacinal está fazendo efeito”, disse a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cristina Segatto.

Desde 20 de janeiro, são 80 ocorrências de caxumba registradas no sistema prisional: 69 no Centro de Detenção Provisória (CDP), cinco no Centro de Internação e Reeducação (CIR) e seis no CPP. O mais recente boletim divulgado pela Secretaria de Saúde aponta que, até a manhã de quarta-feira (17), 3.067 pessoas, entre servidores e detentos, foram vacinadas.

Alas liberadas

Em 8 de fevereiro, visitas a detentos em alas de dois centros na Papuda — CDP e CIR — ficaram suspensas em função das ocorrências de caxumba. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário, da Secretaria de Justiça e Cidadania, informou que apenas a Ala B do Bloco 1 permanece isolada, mas deve ser liberada nesta sexta-feira (19).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?