metropoles.com

Saúde investiga morte de bebês infectados por bactéria na UTI do Hmib

Desde as 13h desta quarta-feira (8/3), o atendimento no Centro Obstétrico do hospital está restrito a casos emergenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
HMIB
1 de 1 HMIB - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal investiga a morte de três bebês internados na UTI neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Eles teriam sido infectados por uma bactéria multirresistente chamada Serratia.

A pasta destaca que, na última segunda-feira (6/3), resultado de cultura apontou que um bebê internado na UTI Neonatal faleceu colonizado pela bactéria. “Não se pode, porém, afirmar que a causa do óbito tenha relação com a presença da bactéria no organismo. Outros dois óbitos estão sendo rigorosamente investigados”, destaca a secretaria em nota.

Desde as 13h desta quarta, o atendimento no Centro Obstétrico do Hmib está restrito a casos emergenciais (parto com data prevista, sangramentos, período expulsivo e abortamentos). As demandas emergenciais, inclusive as cirúrgicas, serão mantidas no hospital, que é referência na rede na especialidade de cirurgia pediátrica.

Um Plano de Contingenciamento interno para o Centro Obstétrico e UTI Neonatal do Hmib, com o objetivo de minimizar os riscos de contaminação por bactéria multirresistente, foi elaborado.

A direção da unidade, ao tomar conhecimento do fato, afirma que adotou todas as medidas de precaução de controle: restrição de internações, separação de equipes para atendimento aos bebês isolados, redirecionamento de partos para outras unidades de saúde, utilização de capotes e luvas pelos profissionais responsáveis pelo atendimento aos bebês internados.

Até domingo (13), atendimentos de baixo risco serão direcionados para as unidades de ginecologia e obstetrícia dos Hospitais da Região Leste (Paranoá), da Asa Norte e de Samambaia. Atendimentos de alto risco serão encaminhados às unidades de ginecologia e obstetrícia dos Hospitais Regionais de Taguatinga e Samambaia, além do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

O Alojamento Conjunto (Alcon) e a Policlínica do Hmib continuarão funcionando normalmente. No Hmib será fixada escala da ginecologia e obstetrícia com dois profissionais médicos por turno de plantão, para atendimento aos casos emergenciais. Profissionais excedentes desta escala no Hmib vão reforçar o atendimento em outras unidades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?