metropoles.com

Saúde confirma primeira morte por chikungunya no Distrito Federal

O homem morreu no dia 4 de junho. O caso foi confirmado e repassado ao Ministério da Saúde no fim de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernanda Carvalho/Fotos Públicas
Foto mostra mosquito da dengue em contra luz
1 de 1 Foto mostra mosquito da dengue em contra luz - Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

A Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou neste domingo (4/12) a primeira morte por chikungunya registrada no Distrito Federal. A vítima é um homem de 66 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho em 1º de julho. De acordo com a secretaria, no dia do  atendimento ele apresentava dor abdominal, cardiopatia, hipertensão e chikungunya.

O homem morreu no dia 4 de junho, em decorrência de complicações. O caso foi confirmado e repassado ao Ministério da Saúde no fim de novembro. Segundo a SES-DF, à época, pelo quadro clínico apresentado, o paciente foi atendido na Sala Vermelha da UPA, que possui equipamentos semelhantes aos de uma UTI.

“A Secretaria de Saúde esclarece que realizou todas as sorologias e os exames necessários, que a situação epidemiológica do Distrito Federal está totalmente sob controle e que não há motivo para pânico por parte da população”, informou o órgão, em nota.

Aedes aegypti
A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor de febre amarela, dengue, vírus da zika e mayaro.. Dados do informe epidemiológico nº 48, mostram que o DF registrou 19.784 casos de dengue desde o início deste ano.

A SES-DF registrou 153 pessoas acometidas por febre chikungunya também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Desses, 35 pegaram a doença no DF e 58, em outras localidades.

No caso de outros 60 pacientes, segundo a secretaria, ainda não foi possível identificar onde provavelmente ocorreu a infecção. As regiões de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Gama, Asa Norte e Sobradinho I são as que apresentam maior número de casos. Juntas, atenderam 84 pacientes com a doença, representando 55% dos casos ocorridos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?