metropoles.com

Saúde autoriza médicos de cinco áreas a mudar de especialidade no DF

Medida, que não é adotada na rede pública desde 2012, tem o objetivo de reduzir o déficit de profissionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock/Reprodução
hospital maca médico bem-estar saúde doença
1 de 1 hospital maca médico bem-estar saúde doença - Foto: iStock/Reprodução

A falta de médicos em áreas consideradas prioritárias nos quadros da rede pública levou a Secretaria de Saúde a publicar no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (6/2) uma resolução permitindo a troca de especialidade em que os profissionais prestam atendimento. Desde 2012 esse procedimento não é feito na capital do país.

De acordo com a pasta, há carência de médicos nas áreas de anestesiologia, neonatologia, pediatria e terapia intensiva (adulto). Além disso, não há previsão de entrada de novos profissionais nessas especialidades, já que o número de inscritos no concurso para contratação temporária foi baixo.

“A portaria é necessária porque temos algumas categorias de médicos que estão fazendo muita falta devido a exonerações ou aposentadorias. Além disso, todas as nomeações do último concurso já foram feitas”, destaca o secretário Humberto Lucena.

Ele ressalta, ainda, que as trocas serão efetuadas de acordo com a necessidade da pasta e dependerão do número de interessados: “É preciso que a população entenda que não haverá desassistência aos usuários nem prejuízo aos serviços prestados, pois a mudança de especialidade só ocorrerá após a substituição do servidor selecionado na categoria e lotação de origem”.

Regras
A possibilidade de mudança na atuação tem validade de 60 dias. Assim, terminada a vigência da norma, fica suspensa qualquer alteração de especialidade. Segundo a portaria, para que a mudança ocorra é necessário preencher os seguintes requisitos: interesse expresso do servidor e da instituição, parecer da chefia da unidade em que o profissional estiver lotado, além de comprovação de títulos e certificação na categoria requisitada.

Ficam vedados pedidos de mudança para duas ou mais especialidades. Por isso, nestes casos, será aceita somente a primeira solicitação registrada. Também não serão permitidas alterações diferentes das categorias estipuladas.

O documento prevê ainda que os servidores que já compõem o atual quadro de profissionais das cinco especialidades propostas no documento não poderão se candidatar à troca, com exceção dos pediatras que desejem ser transferidos para a área de neonatologia.

Após a efetivação do pedido de troca, o servidor poderá ter sua lotação imediatamente alterada, inclusive para outras regiões de saúde ou unidade de referência distritais, de acordo com a necessidade do interesse público ou serviço. Esses profissionais serão remanejados, preferencialmente, para unidades de pronto-atendimento, serviços de urgência e emergência e de terapia intensiva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?