Reforço contra a dengue: GDF compra 30 carros de fumacê
Também foram adquiridos outros 27 carros para deslocamento de equipes de combate ao mosquito. Investimento foi de R$ 9 milhões
atualizado
Compartilhar notícia
A perseguição ao Aedes aegypti em Brasília receberá o reforço de 30 carros de fumacê, adquiridos pela Secretaria de Saúde. Atualmente, o Governo do DF dispõe de 11 deles. Foram comprados também 27 carros especificamente para deslocamento de equipes de combate ao mosquito, 30 bombas costais para dispersão de inseticida, 12 mil armadilhas e mais estoques de inseticida e de larvicida. O investimento com essas aquisições, efetuado antes do carnaval, foi de R$ 9 milhões.
A ênfase dos reforços será nas regiões administrativas de Brazlândia, São Sebastião, Planaltina, Ceilândia e Taguatinga, aquelas com maior incidência de dengue. Além da dengue, o mosquito transmite a febre chikungunya e a zika.
O prazo para chegada dos carros de fumacê é o fim de fevereiro, mas, em reunião na manhã desta quarta-feira (10/1), o governo Rodrigo Rollemberg pediu à Secretaria de Saúde que se esforce para antecipar a chegada dos equipamentos, que beneficiarão todo o Distrito Federal. “Temos também o trabalho de identificar a origem desses casos, que são registrados no DF, mas não necessariamente em moradores dessas regiões”, disse o governador. Além da dengue, o mosquito transmite a febre chikungunya e a zika.
Números
Até 2 de fevereiro, a secretaria havia confirmado 1.073 casos de dengue em moradores do Distrito Federal. Além desses, há 1.292 suspeitos. Em 2015, 22 moradores de Brasília morreram vítimas de dengue hemorrágica. A informação consta no Boletim Epidemiológico nº 1, de janeiro de 2016, referente à última semana de 2015. Com informações da Agência Brasília.