Rede pública de Saúde do DF ganha o primeiro ambulatório trans
Inauguração será nesta segunda (14/8), mas atendimento só começa no dia 21/8
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta segunda-feira (14/8), a rede pública de saúde do DF ganha o primeiro ambulatório destinado ao atendimento de pessoas trans, travestis e transgêneros. A inauguração do espaço, localizado no Hospital Dia da 508/509 Sul, está prevista para as 14h30. A iniciativa atende às recomendações e aos princípios do SUS, “de garantir a universalidade da assistência a todo cidadão brasileiro, independentemente de sua orientação sexual, etnia, idade e condição econômica.”
Porém, a unidade vai abrir as portas para atendimento à população trans do DF a partir de 21/8 e contará com uma equipe multiprofissional, prestando assistência em psicologia, psiquiatria, serviço social, endocrinologia e enfermagem. Para ter acesso aos serviços, os interessados podem se dirigir à unidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 16h, e agendar a participação nos grupos de entrada.
Para assegurar que a aplicação das políticas públicas específicas a esse grupo social fosse efetivada, em novembro de 2013 o Ministério da Saúde editou a Portaria nº 2.803, que redefiniu e ampliou “o processo transexualizador no SUS”, prevendo a capacitação e a sensibilização dos profissionais de saúde para lidar, de forma humanizada, com transexuais e travestis, tanto na atenção básica sem discriminação, quanto na especializada. (Com informações da Secretaria de Saúde do DF)