metropoles.com

Primeira paciente com Covid-19 do HUB tem alta e emociona equipe médica

Rosilaine da Rocha Bueno, de 28 anos, deixou a unidade após 13 dias de internação no Hospital Universitário de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ascom HUB/Divulgação
paciente da covid-19, em cadeira de rodas, chora na saída de hospital
1 de 1 paciente da covid-19, em cadeira de rodas, chora na saída de hospital - Foto: Ascom HUB/Divulgação

O choro hoje foi de alegria. Paciente, familiares e profissionais do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) celebraram a vida nesta quinta-feira (28/05), com a primeira alta da UTI montada na unidade para receber pacientes Covid-19. Depois de 13 dias internada, 10 deles dependendo do respirador, a corretora de imóveis Rosilaine da Rocha Bueno, 28 anos, teve autorização para voltar para casa com a família.

“Fui muito bem cuidada. A equipe é nota mil. Meu sentimento é de agradecimento”, falou Rosilaine, emocionada. Ela deixou o hospital sob aplausos dos profissionais de saúde do HUB. Do lado de fora, foi recebida pelos pais. Era aguardada com cartazes e a liberação ocorreu ao som do grupo Serenata BSB.

“Só tenho a agradecer a Deus e a todos os profissionais pela dedicação, carinho, esforço e competência. Vocês também estão nas nossas orações”, disse, com lágrimas nos olhos, a mãe da paciente, Girlaine Rocha Bueno.

Confira as imagens: 

4 imagens
Rosilaine da Rocha Bueno com a equipe médica do HUB
Emocionada, corretora de imóveis foi a primeira paciente da Covid-19 tratada no HUB a receber alta
Paciente passou 13 dias internada e deixou a UTI sob aplausos da equipe médica do HUB
1 de 4

A família de Rosilene a esperava com cartazes: alívio por vê-la livre do coronavírus

Ascom HUB/Divulgação
2 de 4

Rosilaine da Rocha Bueno com a equipe médica do HUB

Ascom HUB/Divulgação
3 de 4

Emocionada, corretora de imóveis foi a primeira paciente da Covid-19 tratada no HUB a receber alta

Ascom HUB/Divulgação
4 de 4

Paciente passou 13 dias internada e deixou a UTI sob aplausos da equipe médica do HUB

Ascom HUB/Divulgação
Presente

A alta aconteceu no mesmo dia em que o DF atingiu 7.930 casos de coronavírus: a boa notícia é que nenhuma morte foi registrada, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde no início da tarde.

A família da corretora de imóveis liberada pelo HUB comemorou a alta médica de forma dupla. Nesta sexta-feira (29/05), o pai de Rosilene, o empresário Gilson José Bueno, completa 54 anos. E a filha dela, 12.

“É o maior presente do mundo. De todos os aniversários, esse é o melhor”, afirmou Gilson. “Além de Deus, confiamos na equipe do hospital, que trabalha não por dinheiro, mas por amor a cada paciente”, completou.

A técnica em enfermagem Maria das Graças Meireles de Oliveira conduziu Rosilaine da UTI até a saída, acompanhada dos colegas. “O sentimento é de vitória, com renovação do ânimo e da esperança. Eu nunca vou esquecer este dia”, relatou a tia Graça, como é conhecida a profissional na unidade de saúde.

Recomendações

Rosilaine deu entrada no Hospital Regional do Gama no último dia 14, com diagnóstico de dengue e suspeita de Covid-19. No dia seguinte, foi transferida para o HUB, já em estado grave, onde passou por novo exame que confirmou o contágio pelo coronavírus e descartou a dengue.

O HUB transformou o pronto-socorro na unidade de manejo da síndrome respiratória aguda grave, que tem 12 leitos com ventilação mecânica disponíveis, a maioria ocupados. O número deve ser ampliado com a chegada de novos respiradores nos próximos meses.

Mesmo estando fora do período de transmissão, Rosilaine deve manter em casa as ações de distanciamento e isolamento social, recomendadas para toda a população. A paciente já tem uma consulta agendada no ambulatório de pneumologia do HUB no começo de junho para acompanhamento da sua saúde.

Para a superintendente do HUB, Elza Noronha, a dedicação dos profissionais se concretiza com a alta da paciente e o que é realizado no dia a dia. “Precisamos comemorar a vida a cada momento e o grande trabalho que todas as equipes têm feito para garantir que os pacientes sejam bem atendidos”, disse.

A homenagem à paciente e aos colaboradores foi organizada pela Comissão de Humanização do HUB. “Esse momento traz uma nova energia para a equipe enfrentar os dias que virão e fortalece a saúde mental, pois mostra que é possível vencer e ter dias melhores”, declarou a presidente da comissão e chefe da Unidade Psicossocial, Silvia Furtado de Barros. “É um misto de alegria e felicidade, mas nos dá percepção de que ainda temos muito pela frente”, avaliou a chefe da unidade de pronto-socorro do hospital, Álida Alves dos Santos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?