Pacientes do HMIB são atendidos em corredor do hospital
Foto enviada ao Metrópoles mostra macas enfileiradas em uma ala do hospital. Secretaria de Saúde confirma lotação e alega que não pode negar atendimento a quem precisa
atualizado
Compartilhar notícia
Pacientes do Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) tiveram que ser atendidos em corredores nesta quarta-feira (13/1). Uma foto obtida pelo Metrópoles mostra macas com mulheres e bebês, além de cadeiras para acompanhantes, enfileiradas em uma das alas do hospital.
De acordo com um médico residente da instituição que não quis se identificar, a situação tem ocorrido com certa frequência, e as vagas para o pronto-socorro, a enfermaria e a unidade de terapia intensiva (UTI) estão reduzidas devido à falta de profissionais.
Ainda de acordo com o residente, o problema só deve ser resolvido quando os médicos que foram chamados pelo Governo do DF após concurso tomarem posse, o que deve ocorrer até o início do fevereiro, segundo o Executivo.
A Secretaria de Saúde do DF afirma que o atendimento de emergência pediátrica teve um aumento de demanda considerável nesta quarta (13), o que ocasionou superlotação temporária. Ainda de acordo com a pasta, o HMIB dispõe de 15 boxes e 30 leitos no pronto-socorro, e a quantidade de crianças ultrapassou esse quantitativo. A secretaria defende ainda que não pode negar a atender os pacientes que chegam, e que procura alternativas para oferecer a melhor assistência possível.