metropoles.com

Paciente morre no Hospital do Paranoá por falta de equipamento para auxiliar na respiração

O box de emergência com os ventiladores mecânicos, para suprir a falta de ar, estava lotado e não deu tempo para o homem ser transferido a outra unidade de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Street View
Paranoa street
1 de 1 Paranoa street - Foto: Street View

A falta de estrutura na saúde fez mais uma vítima no Distrito Federal nesta terça-feira (15/3). Um paciente morreu com uma crise respiratória depois de o médico que o atendia alertar sobre a necessidade de cuidados intensivos e ventilação mecânica. De acordo com documento do Hospital Regional do Paranoá, Oziel de Sousa Gomes deu entrada às 8h54 na unidade de saúde com dispineia (falta de ar), extremidades frias e sudorese. O relatório de evoluções do paciente aponta que ele estaria sem o suporte ventilatório necessário. Às 10h44, o médico decretou o óbito de Oziel.

ReproduçãoDe acordo com documento e com médicos da unidade, o homem precisava de ventilação mecânica, mas existiam cinco pacientes na fila para um box de emergência com quatro leitos. Não havia nenhum ventilador disponível. O médico chegou a entrar em contato com o Hospital Universitário de Brasília (HUB) para possível transferência, que não chegou a ocorrer, mesmo com os constantes alertas de que Oziel não poderia ficar no box de emergência, que precisaria de cuidados intensivos.

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que atendeu o homem prontamente após a entrada dele na unidade. “O quadro clínico apresentado, no entanto, não era satisfatório e evoluiu negativamente, levando-o a óbito”, diz a nota.

A direção do hospital informou que não houve tempo hábil para a equipe fazer uma “regulação” de leito de UTI, por exemplo, transferindo-o para outra unidade. “Ele estava usando suporte ventilatório em leito enquanto aguardava a liberação de um ventilador mecânico. Foi submetido a diversos exames e teve o acompanhamento constante da equipe médica”, completa o documento.

A pasta deu início a uma investigação sobre a morte de Oziel. Foi coletado material biológico para determinar as causas do óbito, pois há suspeita de dengue, leptospirose ou hantavirose.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?