Paciente com câncer denuncia falta de insumos no Hospital de Base
Aposentada de 71 anos luta contra câncer avançado e precisa realizar um exame que está indisponível na rede hospitalar
atualizado
Compartilhar notícia
Uma denúncia feita pela família de uma paciente internada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) expõe, mais uma vez, os problemas da saúde pública na capital. A aposentada Maria Mendes Vidal, 71 anos, luta contra um câncer avançado e precisa realizar um exame de ecoendoscopia. Mas, por falta de material hospitalar, ainda não conseguiu fazer o procedimento.
O sobrinho da aposentada João Silva Júnior, 37 anos, relata que a tia foi internada na quarta-feira (15/2) e, desde então, sofre com o descaso e dores. “Desde que ela deu entrada na internação, não recebemos nenhum posicionamento de quando o exame será realizado. Também tivemos que comprar remédio à base de morfina porque está em falta”, afirmou João.
Segundo o comerciante, a família decidiu comprar o material para a realização do exame por fora, mas está com dificuldade de encontrar os itens. “Nós chegamos a procurar, mas além de não acharmos, descobrimos que o valor da agulha é R$ 1,6 mil. A minha tia não tem a menor condição de arcar com esse custo, já que todos os exames de sangue também estão sendo custeados por ela. Aguardamos uma resposta do hospital”, disse.Outro lado
Por meio de nota, a direção do Hospital de Base informou que a paciente “aguarda um novo procedimento na unidade, que visa solucionar o seu problema. A Secretaria de Saúde esclarece ainda que um processo regular de compra de insumos para abastecer toda a rede está em andamento”.