metropoles.com

Outubro Rosa: mutirão de médicos pretende zerar fila de pacientes no DF

Campanha com especialistas em atendimento ginecológico e otorrino começa nesta segunda-feira (5/10) para atender 115 paciente no HBDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
Sexo pós câncer de mama
1 de 1 Sexo pós câncer de mama - Foto: Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images

Nesta segunda-feira (5/10), um mutirão médico começa a realizar campanha para zerar a fila de mulheres que aguardam por cirurgia de retirada de mama no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Além das cirurgias, o mutirão também atende outras 80 pacientes que enfrentam câncer ginecológico ou doenças relacionadas ao nariz, garganta e ouvidos.

A iniciativa, que se estende até o fim de outubro, faz parte de ações da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama. São 50 profissionais que aderem à campanha e, entre ginecologistas, mastologistas, otorrinos, anestesistas e enfermeiros, vão trabalhar de segunda a segunda, das 7h às 23h para atender a população necessitada.

4 imagens
A Secretaria de Saúde publicou o resultado preliminar do processo seletivo para contração temporária de 100 médicos na capital federal
Hospital de Base
Outubro rosa trata-se de um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama
1 de 4

São 115 mulheres na fila que devem ter atendimento neste mês

Divulgação
2 de 4

A Secretaria de Saúde publicou o resultado preliminar do processo seletivo para contração temporária de 100 médicos na capital federal

Divulgação/ Hospital da Criança e Maternidade
3 de 4

Hospital de Base

Mike Sena/Especial para o Metrópoles
4 de 4

Outubro rosa trata-se de um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama

Stela Woo/ Metrópoles

Com uma fila de espera de 115 pacientes no HBDF, a ação, realizada pela Secretaria de Saúde (SES-DF) em parceria com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), estima a realização de 20 cirurgias de reconstituição mamária. Ainda, outras 20 mulheres apresentam câncer ginecológico e aguardam atendimento, enquanto 60 pacientes necessitam de intervenção otorrinolaringológica.

“Com o Outubro Rosa, mais uma vez estamos somando forças para enfrentar doenças e salvar vidas”, destaca o diretor-presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo Silva. Somente entre julho e setembro de 2020, 30 operações de câncer de mama e 30 cirurgias de ginecologia oncológica foram realizadas no HBB.

Para realizar a cirurgia, o paciente é cadastrado na Central de Regulação (CRDF).  A partir do diagnóstico, é marcada a cirurgia. Os pacientes com tumores mais agressivos têm prioridade de acordo com os protocolos estabelecidos.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?