metropoles.com

“Não adianta só inaugurar parede”, diz servidor a Rollemberg. Vídeo

Funcionário abordou o governador durante inauguração da Central de Quimioterapia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ YouTube
gov1
1 de 1 gov1 - Foto: Reprodução/ YouTube

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) passou por uma saia-justa durante inauguração da Central de Quimioterapia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), nesta sexta-feira (20/4). Um servidor da unidade cobrou o conserto de equipamentos e convidou o chefe do Executivo a visitar o pronto-socorro durante a cerimônia.

“E os tomógrafos da rede também vão ser consertados, governador? Ou vai ser só a parede? Não adianta só inaugurar parede”, questionou. Diante do silêncio e do olhar constrangido de Rollemberg, ele continuou. “Vamos lá no pronto-socorro, ver como que os pacientes estão morrendo lá. Isso é palhaçada. Tem gente morrendo lá no chão. Isso é sacanagem. Estou falando como servidor e usuário”, disse.

O governador apenas acenou com a cabeça e apontou para o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, que estava ao seu lado. Depois, seguiu com a comitiva para visitar o espaço. O investimento para a reforma da central foi de R$ 1,19 milhão, sendo R$ 700 mil oriundos da Universidade Católica de Brasília, que usa o hospital para ensino e pesquisa.

Confira:

O espaço inaugurado é composto por cinco salas interligadas. No local, serão preparadas soluções quimioterápicas conforme a prescrição indicada para cada paciente. De acordo com o Governo do Distrito Federal, tais medicações vão auxiliar os tratamentos em setores de oncologia, hematologia, Aids, doenças autoimunes e reumatologia.

Ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde informou que possui contrato de manutenção dos equipamentos. Mas, dos 12 mamógrafos, apenas um está em conserto. Já dos 11 tomógrafos, três passam por reparos. A pasta disse ainda que está em fase final a aquisição de cinco tomógrafos.

A informação, no entanto, foi contestada pelo servidor que aparece no vídeo. “Nosso mamógrafo e o tomógrafo estão quebrados. Estamos tentando vagas em outros hospitais, mas só conseguimos algumas. Na prática, temos que escolher quem vai viver e quem vai morrer”, desabafou.

O servidor pediu para não ter o nome divulgado. “Já fui chamado pela direção do hospital e fui informado que teria de resolver as coisas com a Corregedoria. Mas eu não fiz nada que fira a minha conduta profissional. Não cobrei aumento, nem o pagamento de horas extras. Só não me calei diante do absurdo que é inaugurar uma sala de medicamentos, com equipamentos quebrados e sem dar atendimento digno à população”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?