metropoles.com

Filas e tumulto em mutirão de dermatologia no Hran

Público superou a expectativa e congestionou a entrada do hospital na parte da manhã. Pela tarde, a demanda foi organizada e 1.050 pessoas foram examinadas por 24 médicos, em ação para reduzir a demanda reprimida de pacientes com câncer de pele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
22823279066_571a4ebb95_k
1 de 1 22823279066_571a4ebb95_k - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A direção do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) foi surpreendida pela quantidade de pessoas que procuraram a unidade para o mutirão dermatológico promovido neste sábado (7/11). Longas filas sob o sol e desistências foram frequentes. No período da tarde, o tumulto foi organizado e as senhas foram distribuídas até às 15h.

De acordo com a assessoria do hospital, 1.050 pacientes foram examinados no mutirão, encerrado por volta das 16h. Como a procura foi concentrada pelo período da manhã, o atendimento, previsto para terminar às 18h, foi antecipado.

Em uma hora e meia, 116 pessoas foram atendidas durante o começo do mutirão para reduzir a demanda reprimida de pacientes da dermatologia com câncer de pele. A ação ocorre desde as 8h e segue até às 18h. Antes das 10h, quase 600 pessoas já aguardavam por um dos 24 médicos, sendo 20 consultando e quatro em cirurgia — todos voluntários. A média dos anos anteriores foi de 400 pacientes.

O mutirão dermatológico faz parte da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. São feitos neste sábado atendimentos clínicos e cirúrgicos em pacientes que já tenham essa indicação de tratamento. “Nem todos os casos que precisarem de intervenção cirúrgica serão feitos hoje”, explica a coordenadora de Dermatologia da Secretaria de Saúde, Roula Kazac. “A partir de segunda já tem pessoas agendadas”. Segundo Roula, 800 pessoas são aguardadas até o fim da ação.

Consultas
As consultas de dermatologia são agendadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Para marcar, é necessário ir até uma unidade de saúde com o encaminhamento médico apontando suspeita de câncer de pele.

O Hran conta com dois espaços específicos para o atendimento clínico. Além disso, há um ambulatório para fazer o mapeamento corporal por meio de aparelhos avançados em pacientes com necessidade de rastreamento de melanoma. Também há três locais para cirurgia.

Prevenção
Evitar a excessiva exposição ao sol no horário das 10 às 16 horas, quando os raios ultravioletas são mais intensos, é uma das principais recomendações para evitar o câncer de pele. Porém, mesmo em outros períodos, as pessoas devem se proteger com chapéu e filtros solares, com fator 15 ou superior.

Também é sugerido por médicos fazer autoexame da pele, de modo regular, com ajuda de espelho, para detectar precocemente o câncer. A orientação é ficar alerta a manchas pruriginosas [que coçam], descamativas ou que sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; ou feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

Com informações da Agência Brasília.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?