Mulher morre com suspeita de dengue hemorrágica no Hospital Regional de Brazlândia
Ela aguardava um leito na UTI da unidade de saúde. Brazlândia é a região campeã em ocorrências de dengue em 2016
atualizado
Compartilhar notícia
Duas semanas após a confirmação da morte da cunhada do vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, por dengue hemorrágica, a doença pode ter feito uma nova vítima em Brazlândia. Assim como Maria Cristina Natal Santana, Maria Cardoso de Oliveira, de 45 anos, procurou atendimento no Hospital Regional local e não resistiu.
A Secretaria de Saúde informou, em nota, que a paciente deu entrada na unidade de saúde na última sexta-feira (5/2) com um quadro de anemia severa e suspeita de dengue hemorrágica. Após a realização dos exames, ela começou a ser tratada para a doença. No entanto, o nome da paciente foi incluído na Central de Regulação — para conseguir um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) — somente no sábado (6).“A pasta informa, ainda, que o quadro da paciente evoluiu para piora, não havendo tempo de transferi-la para a UTI e a paciente veio a óbito na manhã de ontem (domingo)”, completou a nota. A secretaria ainda investiga se a morte foi causada pela doença transmitida pelo Aedes aegypti.
Dengue no DF
De acordo com o mais recente boletim epidemiológico — divulgado pela pasta em 3 de fevereiro –, os casos de dengue subiram de 562 para 1.198 em apenas uma semana. Do total, 25% das ocorrências foram registradas em Brazlândia. Já foram 301 ocorrências na região administrativa em 2016, uma variação de quase 6.000% com relação a 2015, quando foram anotados cinco casos.