metropoles.com

MPC cobra solução para extintores vencidos em hospitais no DF

Denúncia surgiu no dia 24 de janeiro deste ano, quando o HRT teve princípio de incêndio, assustando servidores e pacientes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
HRT
1 de 1 HRT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC-DF) pediu a verificação da denúncia que aponta a existência de extintores de incêndio vencidos em hospitais da rede pública. O Tribunal de Contas local (TCDF) aceitou o pedido e requisitou esclarecimentos à Secretaria de Saúde (SES).

A denúncia foi feita no último dia 24, quando um princípio de incêndio assustou servidores e pacientes do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). No local, teriam sido vistos vários extintores com data de utilidade expirada. Em um deles, o vencimento era em novembro de 2017.

De acordo com o MPC-DF, a pasta confirmou o problema e informou que adotará providências. No entanto, as respostas fornecidas não foram suficientes para que o Ministério Público de Contas, no Parecer n° 950/18, concordasse com a proposta de arquivamento dos autos.

Segundo informações do MPC-DF, a procuradora-geral de Contas, Cláudia Fernanda, afirmou no parecer que o fato de existir processo em curso na SES não garante o cumprimento das normas em vigor.

“É necessário que os autos sigam em roteiro de acompanhamento, para verificação do exaurimento do seu objeto, sob pena de multa à autoridade responsável, visto que esse processo cuida de situação da mais alta gravidade, que é o risco de incêndio e de exposição de vidas, pacientes, servidores e visitantes, que transitam ou se encontram em unidades hospitalares da SES”, diz trecho do parecer.

O processo se encontra em análise das informações apresentadas. Em dezembro de 2018, a Subsecretaria de Administração Geral do Governo do Distrito Federal encaminhou ofício ao TCDF comunicando a participação da Secretaria de Saúde no Plano de Suprimentos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

O plano visa contratar empresa especializada em serviços de manutenção e fornecimento de extintores.

À reportagem, a SES informou que “possui dois processos – regular e emergencial – em andamento para aquisição e manutenção dos extintores de incêndio dos hospitais da rede pública de saúde”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?